Museus na Itália usam câmeras para saber quais são as obras mais apreciadas pelo público
Sistema ShareArt ajudará a melhor distribuir obras em uma exposição, na busca para tornar galerias mais atraentes
Os museus da Itália querem saber quais obras expostas fazem mais sucesso com seu público, e para isso, decidiu usar a tecnologia para analisar o comportamento de seus visitantes. Foi desenvolvido um sistema que, pelo uso das câmeras, estuda o quanto cada pessoa observa uma obra para identificar quais mais cativam no fim do dia.
Segundo o Bloomberg, o sistema faz uso de câmeras da ENEA que são posicionadas ao lado de cada obra e, ao fim do dia, coleta e analisa os resultados de cada setor do museu para que uma inteligência artificial analise. O sistema, batizado de ShareArt, foi desenvolvido para encontrar novas formas de atrair o público para museus e galerias.
Com a análise dos resultados, os museus devem reconsiderar a distribuição e organização das coleções. Caso uma obra chame muita atenção do público, mas esteja no fim de uma exposição, ela poderá ser reposicionada para o começo do setor, a fim de tornar a distribuição das peças mais populares um pouco mais equilibrada.
O ShareArt já existe desde 2016, mas só agora começou a ser implementado. Além de notar quais obras se destacam, o sistema também será importante para que pesquisadores estudem como cada obra desperta reações em quem as observa. Algumas estatísticas já surpreendem: na maioria das peças expostas na Itália, a média de observação de um quadro é de apenas quatro ou cinco segundos, com as mais populares chegando a quinze.
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