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Campanha da Skittles vai colorir fotos de época do público LGBTQIA+ para preservar história do movimento

"Recolor the Rainbow" dura até setembro e busca "usar" arco-íris da marca para promover visibilidade à trajetória histórica da comunidade

por Pedro Strazza

Enquanto muitas marcas concentraram suas campanhas de orgulho LGBTQIA+ em junho para aproveitar o momento de celebração em torno da comunidade – e meio que reforçar a tese de que o discurso é puramente aproveitador – a Skittles resolveu driblar a convenção e lançar uma ação dedicada a essa parcela do público neste começo de julho… e com um olho na história.

Isso porque a marca vai promover nestes próximos dias um “mutirão” de colorização de fotos de época do público LGBTQIA+, no esforço de ajudar a construir um arquivo mais sólido da trajetória histórica do movimento no mundo e nos EUA. Criada pela Adam & Eve/DDB e a DDB Chicago, a campanha “Recolor the Rainbow” é ilustrada por um comercial que dá pontapé aos trabalhos de colorização com registros de momentos importantes do movimento – de acordo com a marca, uma forma de emprestar o arco-íris da Skittles para ampliar a visibilidade desta parte da população. Confira acima na íntegra.

De acordo com o Adweek, o procedimento de colorir as fotos do comercial foi feito em parceria com a Dynamichrome, mas a Adam & Eve que foi responsável pelo processo de pesquisa das imagens – que demorou 5 meses para ser concluída. Segundo a gerente da conta Janki Shah, “Registros LGBT não são tão bem arquivados” e mesmo com o apoio do Gay Times Group e de arquivos como do Getty Images o esforço ainda passou pelo procedimento de obter autorização dos responsáveis pelos direitos.

Além de capturas de protestos pelos gay na Londres de 1971 e desfiles do orgulho na Nova York dos anos 70, o destaque maior entre as fotos talvez seja a de um registro de uma Marcha da Força Lésbica de 1985, que a agência descobriu que a retratada era a ativista Femi Otitoju. Ela ajudou no processo de renovação da foto fornecendo a informação da cor do vestido usado, que como fica evidente no comercial era rosa, e acabou se tornando uma das principais faces da campanha.

De volta à ação, a campanha de arrecadação das fotos já conta com site oficial e além do Gay Times Group ainda inclui a Switchboard e a ONG Queer Britain como parceiro maior – até porque a organização no momento está construindo o primeiro museu LGBTQIA+ do Reino Unido. A duração está prevista para até setembro, quando a parada do orgulho em Londres acontece.

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