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Pinterest confirma expansão da proibição de anúncios relacionados a perda de peso

Medida é tomada levando em consideração rumos da comunidade, que abraçou valores da "body neutrality" no último ano dentro da rede social

por Pedro Strazza
Capa - Pinterest confirma expansão da proibição de anúncios relacionados a perda de peso
Imagem: Gabby Jones/Bloomberg via Getty Images/Getty Images

O Pinterest anunciou nesta quinta (1) um banimento completo de publicidade voltada à perda de peso. Válido já a partir de hoje, a restrição é uma expansão das regras da plataforma e inclui qualquer anúncio que conte com linguagem e imagens referentes ao tema, referências a medidas como o Índice de Massa Corporal (IMC) e qualquer tipo de desvalorização de corpos.

A rede social já barrava anúncios para suplementos e medicamentos que diminuíam o peso e suprimiam o apetite, procedimentos como a lipoaspiração e qualquer peça que promovia body shaming, mas a medida de hoje parece vir mesmo para acabar de vez com qualquer publicidade que toque no assunto. Prova disso é que a companhia também confirmou que não vai exibir peças publicitárias que promovam produtos que se dizem capazes de diminuir o peso a partir de aplicação ou vestimenta, assim como campanhas de bem estar focadas na redução do peso – no caso da última, ainda são bem vindos anúncios que divulguem hábitos e rotinas saudáveis.

De acordo com o Pinterest, a ação foi tomada sobretudo pensando na adoção da comunidade à “body neutrality”, conforme a rede social detectou o crescimento de pesquisas sobre temas como “mindset saudável”, “pare o body shaming” e “body acceptance” no último ano. A nova política foi desenvolvida com o apoio da Associação Nacional de Desordens Alimentares dos Estados Unidos, que em março apontou um aumento de 41% nas ligações de sua central de ajuda no último ano – e estudos apontam que isso se deve ao impacto na vida das pessoas com condições do tipo.

Enquanto pede publicamente a outras redes sociais que sigam o mesmo caminho, o Pinterest ainda anuncia que vai destacar criadores de conteúdo que mostram formas de “reimaginar a relação com o corpo” de uma forma saudável para a mente.

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