Reino Unido vai investigar Amazon e Google por permitir avaliações falsas • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Reino Unido vai investigar Amazon e Google por permitir avaliações falsas

Empresas teriam sido omissas enquanto lojas compravam ou fabricavam avaliações positivas fraudulentas para produtos vendidos online

por Matheus Fiore
Capa - Reino Unido vai investigar Amazon e Google por permitir avaliações falsas
Imagem: Zac Freeland/Vox

Duas das maiores empresas do mundo, o Amazon e o Google, estão sendo investigados no Reino Unido pela CMA, o órgão britânico que analisa mercados e competição. As duas companhias possivelmente não protegeram devidamente os clientes de suas plataformas de avaliações falsas de produtos, o que pode levar o público a comprar produtos de qualidade duvidosa.

A ação começou em maio, quando a CMA manifestou preocupações sobre o tratamento que as empresas de avaliações falsas ou enganosas tiveram nos sites de Amazon e google. Na época, os investigadores não revelaram quais empresas estavam sendo investigadas.

Amazon e Google são duas das empresas com maior poder sobre o ecommerce e pesquisa online. Em 2020, as vendas online da Amazon cresceram 37% e chegaram a US$ 386 bilhões, já que o mundo passou a fazer muito mais compras pela internet em virtude da pandemia do novo coronavírus. Já o Google tem investido pesado no seu Shopping, plataforma de compras lançada em 2019.

As duas empresas possivelmente não fizeram um bom monitoramento de quais lojas estavam sendo supervalorizados por avaliações falsas de seus produtos. Com isso, muitos clientes podem ter sido levados a comprar produtos de qualidade duvidosa ou até mesmo serem enganados pelas falsas avaliações positivas.

Segundo o Engadget, a CMA já havia pressionado o eBay, o Facebook e o Instagram para monitorar com mais eficácia as avaliações falsas após constatar que elas são muito eficientes para incentivar a compra. Como resultado, as três plataformas concordaram em remover o conteúdo identificado. O Facebook, por exemplo, chegou a remover mais de 16 mil grupos que estavam negociando avaliações falsas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro