Cannes Lions 2021: H&M vence GP de Design com loja integrada a sistema de reciclagem
Material biodegradável à base de algas marinhas também recebeu prêmio máximo do júri
A exemplo da categoria Outdoor, o Grand Prix de Design também se dividiu entre dois vencedores no Cannes Lions 2021. Ambos, vale ressaltar, com foco na sustentabilidade.
A primeira delas é o “Looop”, projeto que a H&M introduziu em outubro em uma de suas lojas em Estocolmo e que é descrito pela própria companhia como o primeiro sistema interno de reciclagem de uma loja do planeta. Criado em parceria com a AKQA e a Universal Design Studio, a ação envolveu a criação de uma máquina que desfaz roupas velhas para reaproveitar o material em novas peças, assim tornando efetivo a moda circular e o combate ao aquecimento global.
Já o outro campeão da categoria este ano é o Notpla, material biodegradável concebido pela agência Superunion para substituir embalagens plásticas em grandes eventos. Criado à base de algas marinhas, o invólucro se dissolve naturalmente em até 6 semanas e serve a diversos fins, de bebidas a sachês de condimentos. A empresa testou com sucesso o produto em grandes produções como a maratona de Londres de 2019 e firmou parceria com a Just Eat e a Unilever para fornecimento do material, numa iniciativa que combate o número devastador de 8 milhões de toneladas de plástico despejadas anualmente nos oceanos.
O Brasil saiu sem menções entre os Leões de Design.
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