Pela segurança do usuário, Google Chrome volta a exibir URLs completos • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Pela segurança do usuário, Google Chrome volta a exibir URLs completos

Atualização do Chrome 91 liberada esta semana já reestabelece o "www" na exibição, com o Google afirmando que experimento não mudou muita coisa em termos de segurança

por Pedro Strazza
Capa - Pela segurança do usuário, Google Chrome volta a exibir URLs completos
Imagem: Casey Chin

Já tem uns 3 anos que o Google Chrome trabalha para reduzir as URLs exibidas em seu navegador, um projeto que vem muito da ideia de simplificar a interface pro usuário identificar com maior velocidade quais sites e domínios são confiáveis ou não na rede mundial. Esse plano mudou, porém.

Um documento interno avistado essa semana pelo Android Police revela que a companhia começou a reintroduzir a exibição de endereços online completos com a nova atualização do Chrome 91, que foi ao ar essa semana. O tradicional “https://” continua oculto, mas o “www” vai voltar a aparecer e usuário sempre pode retomar a exibição completa clicando no endereço eletrônico com o botão direito e selecionando a opção “Sempre exibir URLs completos”.

O mais interessante é que o próprio Google reconhece a derrota no campo. No formulário, a gerente Emily Stark confirma o fim do dito “experimento de domínio simplificado” escrevendo que este “não moveu métricas de segurança relevantes” e por isso a companhia nem oficializou o lançamento da atualização pro Chrome.

Essa fala é importante pois em tese bota um ponto final no teste polêmico da companhia com seu navegador. Tendo simplificado a exibição dos URLs em 2018 argumentando que eles “não funcionariam de uma boa maneira para mostrar a identidade dos sites”, o Google até chegou a considerar apenas exibir resultados de busca no local do endereço para tornar mais amigável o acesso à rede pelo usuário. Desde as primeiras mudanças, porém, a empresa enfrentou críticas de diversas frentes, com muitos apontando a facilitação de golpes com a ocultação de itens essenciais de identificação do endereço – afinal, sem um “www” ou o “m.” que define a versão para celular, fica muito mais difícil diferenciar sites entre si a partir do endereço.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro