Volvo passa a vender apenas carros híbridos e elétricos no Brasil
Marca também pretende instalar mil postos elétricos no país até o fim do ano e incentivar a criação de carregadores em prédios residenciais e corporativos
Em evento para imprensa nesta terça (18), a Volvo Cars anunciou que vai descontinuar a venda de veículos movidos à combustão no Brasil, em um movimento voltado para a eletrificação da área. Com isso, a marca se torna a primeira a comercializar apenas carros elétricos e híbridos no país, além do segundo território onde a fabricante aboliu o segmento tradicional – a Volvo já aplica essa política na Noruega.
No anúncio, a companhia também declara que detém 40% da venda de veículos eletrificados no país e que a decisão veio dos resultados positivos acumulados desde o lançamento em 2018 do XC90 Plug-in Hybrid, seu primeiro modelo híbrido comercializado no Brasil. Presidente da Volvo Car Brasil e gerente da fabricante na América Latina, Luis Rezende também confirma que o território brasileiro é apenas o primeiro a receber esta manobra e que o Uruguai até o fim do ano também deve passar pela mudança.
“Esse é um movimento irreversível que estamos iniciando aqui no Brasil e se expandirá por toda a América Latina.” escreve o executivo; “Já temos mais de 60% de nossa gama de veículos híbridos nos países latino-americanos e a chegada do XC40 Recharge Pure Electric no segundo semestre vai impulsionar ainda mais nossas metas de eletrificação”.
Além das mudanças nas linhas de veículos comercializados, a Volvo também anunciou novos investimentos de infraestrutura para popularizar o segmento e facilitar a transição do público brasileiro de carros à combustão para elétricos ou híbridos. A marca pretende instalar mais de mil eletropostos gratuitos e independentes de marca no país até o fim de 2021, além de lançar uma plataforma em julho para que síndicos, gestores de condomínio e incorporadoras instalem 300 carregadores em edifícios e escritórios corporativos e residenciais.
A ação afirmativa da Volvo em relação ao segmento elétrico segue os planos globais da companhia, que desde 2019 tenta reduzir sua pegada de carbono e que no fim do ano passado confirmou o interesse de vender apenas veículos do tipo até 2030. No Brasil, a estratégia já envolveu a criação da Volvo Lovers, que permite o empréstimo gratuito de carros elétricos da marca por 4 dias, e o comercial “Batatas”, primeira campanha da fabricante produzida inteira no país.
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