ESET identifica falsa campanha de vacinação no Brasil que propaga trojan bancário • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

ESET identifica falsa campanha de vacinação no Brasil que propaga trojan bancário

Golpistas usam falso email para roubar dados bancários de vítimas

por Matheus Fiore
Capa - ESET identifica falsa campanha de vacinação no Brasil que propaga trojan bancário
Imagem: Divulgação/ESET

A ESET, empresa que trabalha com detecção proativa de ameaças digitais, identificou uma nova campanha de phishing que utiliza a vacinação contra a COVID-19 como isca para espalhar um vírus bancário. O golpe começa com um email, cujo autor se faz passar por um funcionário do Ministério da Saúde. Na mensagem, os golpistas solicitam dados para realização de um cadastro para agendar a vacinação. Ao se cadastrar, a pessoa recebe uma mensagem de texto em seu celular com data e hora para sua vacinação.

A empresa alerta que, caso o Ministério da Saúde entre em contato via email, o endereço deve ter a terminação gov.br, e não um domínio diferente, já que se trata de um órgão governamental. Um ponto observado pela ESET é que o domínio do email usado no golpe é bastante comum em ataques de phishing, e que é um domínio forjado apenas para ludibriar as potenciais vítimas.

Caso a vítima clique no link, um arquivo de instalação contendo o downloader Mekotio será baixado, o que representa a primeira fase do golpe. Ao executar o arquivo, a instalação é exibida mas não permite que o usuário interaja com ela. O processo se constitui apenas da instalação dos módulos do app para seguir com a infecção – que pode levar ao roubo de dados bancários.

A ESET ainda reitera que há meios de identificar esse e potenciais novos golpes de outras maneiras. “Desde o início, é possível levantar suspeitas sobre o email, começando pelo fato de que se o Ministério da Saúde tivesse realmente adotado uma postura de contato proativo com cidadãos para realizar um cadastro, essa informação seria amplamente noticiada na mídia de um modo geral, como em sites, jornais, propagandas, etc”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro