Campanha da Dove destaca ilusão de imagens editadas em redes sociais

A Dove divulgou um vídeo chamado “Reverse Selfie” (ou selfie reversa), que aponta a ilusão trazida pelas imagens editadas que inundam redes sociais como o Instagram. A ideia da campanha é mostrar como aplicativos de edição levam principalmente adolescentes a ter uma baixa autoestima em virtude dos padrões irreais e inalcançáveis.

No filme, vemos o processo reverso de uma jovem editando uma selfie por um aplicativo. Aos poucos, a boneca editada por aplicativo volta a ser um ser humano normal, revelando um criança. com seu rosto real. O vídeo faz parte do projeto Dove Self-Esteem, que também foi responsável por criar o Confidence Kit, um pacote que pode ser baixado online e que traz dicas, conselhos e informações sobre redes sociais e como elas afetam o psicológico principalmente dos jovens.

Segundo o projeto, 85% das mulheres começam a usar aplicativos de melhoria de fotos e uso de filtros já aos treze anos de idade. As famosas ferramentas permitem que elas façam alterações em suas peles, peso e até mesmo nas feições do rosto – o que claramente tem um efeito imenso na onda de busca por procedimentos como harmonizações faciais e bichectomia.

A mesma pesquisa aponta ainda que 67% das jovens mudam ou ocultam ao menos uma parte de seu corpo antes de postar uma foto nas redes sociais. A Dove tenta, com seu filme, trazer uma reflexão sobre o assunto e principalmente sobre os padrões impossíveis promovidos por essa cultura que permeia as redes sociais.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Criatividade

OpenAI redesenha sua marca e aposta em “imperfeição humana”

A OpenAI decidiu dar uma cara nova à sua marca global, apresentando hoje um redesign completo que inclui uma nova…

7 horas Atrás
  • Criatividade

Meta aposta em dupla de “Chris” para promover óculos inteligente no Super Bowl 2025

A Meta decidiu voltar ao Super Bowl com uma campanha que tenta provar que tecnologia e presença física podem andar…

13 horas Atrás
  • Criatividade

Com tema “família americana”, Lay’s abandona planos canadenses para o Super Bowl 2025

A Lay's decidiu mudar completamente seus planos para o Super Bowl 2025. A menos de um mês do evento, a…

13 horas Atrás
  • Criatividade

Super Bowl 2025: Matthew McConaughey revela que futebol americano foi inventado para vender comida em comercial do Uber Eats

O Uber Eats decidiu explorar uma teoria da conspiração peculiar em seu comercial do Super Bowl: segundo Matthew McConaughey, o…

17 horas Atrás
  • Criatividade

Dove usa Super Bowl para combater pressão estética que afasta meninas do esporte

A Dove decidiu usar seus 30 segundos no Super Bowl para uma mensagem poderosa: "Aos três anos, essas pernas são…

19 horas Atrás
  • Criatividade

Stella Artois une Matt Damon e David Beckham como gêmeos separados no nascimento para o Super Bowl 2025

A Stella Artois decidiu brincar com uma coincidência onomástica: em seu comercial do Super Bowl, David Beckham descobre que tem…

20 horas Atrás