Inteligência artificial analisa impacto da luz para descobrir tom na pele em fotos antigas • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Inteligência artificial analisa impacto da luz para descobrir tom na pele em fotos antigas

Sistema batizado de Time-Travel Rephotography obtém resultados precisos na reconstrução de imagens históricas

por Matheus Fiore
Capa - Inteligência artificial analisa impacto da luz para descobrir tom na pele em fotos antigas
Imagem: Reprodução/Time-Travel Rephotography

Um novo sistema que faz uso de Inteligência Artificial pode ter descoberto o método que, até hoje, é o mais preciso para colorir fotos antigas. A tecnologia de colorir fotografias em preto e branco antigas, em si, não é nova, mas a abordagem da técnica batizada Time-Travel Rephotography é inédita e tem alcançado resultados impressionantes.

https://www.youtube.com/watch?v=eNOGqNCbcV8

A nova técnica, que foi detalhada neste artigo, foi desenvolvida por um time de pesquisadores da Universidade de Washington, da Universidade de Berkeley e do Google Research, e utiliza Inteligência Artificial treinada com um vasto banco de dados de fotos digitais para gerar uma imagem que compartilha muitas características com o modelo original em preto e branco, só que com cores.

O sistema consegue até mesmo identificar as limitações técnicas da época em que a foto foi tirada, para então corrigir seus problemas (como contraste e exposição) para criar uma versão quase perfeita do registro original. Um dos grandes diferenciais da Time-Travel Rephotography é a capacidade de analisar o impacto da luz na pele, para então identificar com precisão o tom da pele da pessoa fotografada.

Reprodução/Time-Travel Rephotography

Além da pura curiosidade de imaginar como seriam rostos históricos do passado sob o olhar das lentes com tecnologia de ponta de hoje, a técnica também pode ajudar a humanizar figuras importantes que muitas vezes parecem mitificadas pela escassez de registros.

Outro fator importante é que as limitações tecnológicas da época faziam com que algumas fotos não captassem com precisão a aparência das pessoas, o que resultou, por exemplo, em fotografias de Abraham Lincoln que fizessem com que ele sempre parecesse mais velho do que de fato era, em virtude da forma de captação de luz da época. Com o Time-Travel Rephotography, então, poderemos esperar que, nos próximos anos, vejamos os rostos de personalidades históricas como eles realmente eram.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro