Rede Brasil do Pacto Global da ONU lança iniciativa para combater resíduos plásticos nos oceanos • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Rede Brasil do Pacto Global da ONU lança iniciativa para combater resíduos plásticos nos oceanos

Iniciativa nacional busca mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição com o envolvimento de empresas de todos os setores

por Soraia Alves
Capa - Rede Brasil do Pacto Global da ONU lança iniciativa para combater resíduos plásticos nos oceanos
Imagem: Paulo Oliveira/Alamy

A Rede Brasil do Pacto Global da ONU anuncia a criação do Projeto Blue Keepers, iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. A iniciativa faz parte da Década dos Oceanos, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

O primeiro desafio que o Blue Keepers busca superar é a necessidade de entendimento e mapeamento das fontes de resíduos plásticos, entendendo as contribuições decorrentes da ocupação urbana irregular, deficiências nos serviços de manejo de resíduos, carreamento por drenagem pluvial urbana, transporte por rios e aporte via sistemas lagunares e estuarinos. O objetivo é identificar dentro de um problema tão extenso quais são os focos de ação que irão nos levar aos melhores resultados em termos de volume de material recuperado.

Esse mapeamento dos pontos críticos da origem dos resíduos, bem como das causas efetivas que levam ao seu vazamento para o mar, irão embasar a prospecção e implementação de soluções para mitigar esta poluição crônica, orientando ações locais para alcançar ganhos globais, além do desenvolvimento de metodologias e uma plataforma que possam contribuir para que cidades, estados e países avancem nessa questão.

“Sabemos o peso dessas mudanças climáticas na vida das pessoas, com eventos extremos crescendo a números cada vez mais alarmantes. É por isso que convidamos todas as empresas, inclusive as que produzem plástico, a participarem do Projeto Blue Keepers para juntos entendermos o problema e desenvolvermos ações efetivas para a preservação dos oceanos por meio da gestão adequada de resíduos.”, afirmou Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

A cada ano, 242 milhões de toneladas de resíduos plásticos são gerados no mundo, com cerca de 8 milhões chegando aos oceanos, o que representa aproximadamente 80% de todos os detritos marinhos no mundo. As estimativas indicam que os resíduos gerados em terra contribuem com até 80% do plástico no ambiente marinho, afetando o ecossistema. O Brasil é o 16º país do mundo que mais contribui para poluição de plástico no oceano e isso pode dobrar até 2030.

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Década dos Oceanos foi lançada no Dia Mundial dos Oceanos, em junho de 2020, compreendendo o período entre 2021 e 2030, e possui estreita sinergia com o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e ODS 14 – Vida na Água, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento. O objetivo é ajudar a sociedade a aumentar o conhecimento sobre as águas que cobrem 70% do planeta e seja capaz de proteger de maneira eficiente o maior ecossistema do nosso planeta.

A iniciativa Blue Keepers já conta com o patrocínio da Braskem, Alpargatas e Cetesb e os apoios da Enauta, do Instituto Meu Oceano, USP, UNEP, Unibes Cultural, Firjan, Fundación Avina, Fundação Grupo Boticário, Plastivida e Schurmann Corporate.

Para conhecer mais sobre o Blue Keepers, acesse: http://www.bluekeepers.org/

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro