Ensinaram o cão robô da Boston Dynamics a fazer xixi de cerveja
Experimento está longe da perfeição, mas youtuber Michael Reeves já obteve uma taxa de acerto de 35% com o produto da Boston Dynamics
Anunciado em 2016 e disponível para compra desde o ano passado, o robô quadrúpede Spot sempre teve sua forma comparada ao de um cachorro em meio as infinitas discussões entre seus benefícios e riscos para a humanidade. Mas tirando algumas fotos promocionais engraçadinhas (tipo a acima), ninguém até então havia levado ao extremo o conceito e brincado de programar o sistema da Boston Dynamics para agir como um animal – incluindo quase mundanas como, bem, fazer xixi.
Foi exatamente o que o youtuber Michael Reeves fez em seu canal no último fim de semana, ao publicar um vídeo onde ele mostra como programou o Spot para uma tarefa crucial: despejar cerveja como se estivesse mijando. A engenharia final do “exercício” é mais complexa do que parece, com Reeves “ensinando” o “robô cão” a identificar copos no chão, se posicionar sobre eles e mirar um “jato alcoólico” dentro do mesmo.
O resultado está longe de ser perfeito, mas por alguns segundos o youtuber já conseguiu fazer o aparelho ser bem sucedido na tarefa. Você pode conferir na íntegra abaixo…
…ou se preferir, só assistir ao melhor momento do experimento no GIF abaixo.
Para além do humor, é válido lembrar que o vídeo só foi possível porque o robô da Boston Dynamics se tornou comercializável a partir de janeiro de 2020, dado que até então a companhia mantinha controle total sobre o produto e a forma como ele era exibido. Como bem nota o The Verge, a unidade do Spot no momento é inacessível pelo preço (75 mil dólares cada item), mas vai se tornando interessante o descontrole da empresa sobre sua criação conforme o lado capitalista toma conta da responsabilidade por um robô que em tese pode ser usado em guerras.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.