Don't Drink and Drive • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Don’t Drink and Drive

por Carlos Merigo

Sou fã de comerciais que, para passar sua mensagem, dão um tapa na cara do espectador. Geralmente, isso acontece porque a peça publicitária em si lhe faz pensar o oposto daquilo que ela realmente vai mostrar.

O anúncio induz o espectador a um sofisma, jogando a bomba no seu colo quando você menos percebe. E não tenha dúvidas, ela explode antes mesmo que se possa ter qualquer reação. O resultado disso pode ser surpresa, choque ou até mesmo vergonha.

Um exemplo muito recente, é um comercial da Associação Brasil Parkinson que está sendo veiculado na TV paga. Um típico caso que faz o espectador sentir vergonha, já que este estava pensando justamente aquilo que o anúncio denuncia.

Nele vemos uma senhora sentada no sofá assistindo televisão, e no chão apenas os pés de um rapaz que aparenta ser bem jovem. A TV exibe um clipe de música eletrônica e os dois parecem se divertirem. Enquanto a vovó balança a cabeça, o rapaz mexe o pé, tudo no ritmo da música. E assim ficam por uns 20 segundos.

Nessa altura você já está com o sorriso no canto da boca, achando a cena da velhinha curtindo música eletrônica bem engraçada e ainda tentando imaginar como aquilo vai acabar. Talvez um comercial de um festival de música ou algo que o valha.

Até que o rapaz se levanta, desliga a televisão e a senhora continua a balançar a cabeça por mais alguns longos segundos, em silêncio. Entra então o título: “Mal de Parkinson. Isso não é nada engraçado.”

É um soco no estômago. Natural que o espectador considere a situação engraçada, mas quando é revelada a verdade, descobrimos que não deveríamos rir. As pessoas vivem discutindo a efetividade da publicidade e, na minha opinião, esse é o tipo de idéia que funciona muito bem.

É interessante perceber ainda alguns recursos utilizados no filme para induzir as pessoas ao erro. A cena inicial, mais do que curiosa, é longa e isso nos faz ficar imaginando o que aquilo significa. E mais do que isso, nos faz imaginar qualquer coisa, menos o que será revelado.

O anúncio não pode ser óbvio, pois se o espectador sacar qual será a mensagem, adeus impacto. Outro elemento interessante acontece no uso do texto. São duas pequenas frases, e ambas entram na tela de forma bem lenta. Primeiro, quando diz “Mal de Parkinson”, você tem tempo suficiente de cair na real e pensar: Pô, eu não deveria estar achando engraçado”, e é nesse momento que o comercial concorda: “Isso mesmo, você não deveria estar achando engraçado”.

Enfim, é um excelente anúncio de impacto. Infelizmente não o consegui para disponibilizar para download, mas se você zapear pelos canais da TV a cabo, pode ter a sorte de assisti-lo.

Mas para compensar, trago hoje um comercial sensacional que também nos dá um tapa na cara. Criado pela TBWA de Paris para a Responsible Young Drivers Association (Associação dos Joves Motoristas Responsáveis), ele se utiliza praticamente dos mesmos recuros que citei acima: Uma longa cena inicial aonde se repetem situações, e no fim a revelação e a entrada de um texto de forma lenta na tela.

Filmado de forma amadora, vemos um homem cambaleando que parece ter saído do carro e começa a vomitar. E ali ele fica, passando mal. Entra então a frase: “Não beba e dirija”. Bom, e agora você assiste o comercial para descobrir sozinho o que acontece. Depois, fique a vontade para comentar suas impressões.

Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MPG. O arquivo tem 3.80 MB.

Intitulado de “Don’t Drink and Drive”, o filme foi premiado com Prata no Art Directors 2004 e com Bronze no Andy Awards 2004.

Vote no Brainstorm #9 Vote Brainstorm #9 no Ibest 2005 e coloque o site entre os melhores da internet brasileira.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro