Com nova modalidade de cartão, Nubank quer democratizar acesso ao crédito
Cartão para adicionar limite permite a realização de compras no crédito, enquanto oferece aos clientes a construção de um histórico com a instituição
O Nubank anuncia hoje uma nova modalidade de cartão na tentativa de democratizar o acesso a pagamentos no crédito no Brasil. Trata-se de um cartão para adicionar limite que permite a realização de compras no crédito, enquanto oferece aos clientes a possibilidade de construir um histórico de crédito com a instituição.
Com as principais facilidades de um cartão de crédito convencional, a nova solução é uma modalidade inédita no mercado brasileiro. “O Brasil tem hoje mais de 60 milhões de pessoas que não conseguem ser aprovadas para um produto tradicional de crédito porque não têm histórico ou estão com o ‘nome sujo’ nos principais birôs e fontes de dados públicos existentes. A proposta do Nubank é oferecer essa porta de entrada, e ‘dar um gás’ nesse acesso que é tão importante para a inclusão financeira. Para muitos brasileiros, essa deve ser a primeira experiência com um produto nos moldes do cartão de crédito convencional, que permite compras em qualquer tipo de estabelecimento presencial ou online.”, afirma Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.
A nova modalidade de cartão é uma ferramenta de pagamento simples e com acesso às principais vantagens proporcionadas pelo cartão de crédito tradicional, como fazer compras e assinaturas online, ou em qualquer tipo de estabelecimento físico, além da possibilidade de parcelar as transações.
Para começar a utilizar o produto, basta realizar uma transferência de qualquer valor da conta digital do Nubank para o cartão e o montante se transforma automaticamente no limite de crédito disponível para compras. Ao usar esse limite, o valor fica guardado junto ao Nubank até o cliente realizar o pagamento de sua fatura. Diferente de soluções semelhantes, como cartões pré-pagos, o valor adicionado como limite que não for consumido pode ser resgatado a qualquer momento, dando aos clientes flexibilidade e autonomia na gestão do próprio limite.
“Queremos dar a chance desses clientes que não estão hoje totalmente inseridos no sistema financeiro de ter uma experiência de pagamento a prazo com menos risco de endividamento”, reitera Cristina. “Após algumas faturas e conhecendo mais dos hábitos de crédito deste cliente, conseguiremos oferecer limites de créditos pré-aprovados até que eles conquistem um valor que atenda suas necessidades.”
A nova modalidade ainda está em fase beta e disponível apenas para clientes convidados. Segundo a empresa, esse é mais um passo na busca por soluções criativas e inovadoras para resolver necessidades urgentes da população brasileira. Em levantamento com seus clientes, a empresa detectou que cerca de 20% nunca havia tido cartão de crédito na vida. Além disso, nos últimos sete anos, o cartão de crédito sem taxas, usado hoje por cerca de 20 milhões de pessoas, e a conta digital gratuita, com 34 milhões de clientes, já economizaram mais de R$ 15 bilhões com taxas; dando a uma parcela considerável da população acesso ao sistema financeiro.
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