Facebook classifica Mianmar como “local de alto risco” após golpe militar

Após o golpe militar que aconteceu em Mianmar na última segunda-feira, 01/02, o Facebook classificou o país como “local temporário de alto risco”. Além disso, a empresa afirma que removerá “quaisquer chamadas sobre armamentos” e também protegerá postagens que criticam os militares do país.

De acordo com o BuzzFeed, Rafael Frankel, diretor de políticas do Facebook na Ásia-Pacífico, afirma que a resposta da plataforma ao golpe foi enviada em uma mensagem aos funcionários. Na mensagem, Frankel se comprometeu a aplicar “uma série de intervenções de produto que foram usadas no passado em Mianmar e durante as eleições nos Estados Unidos, para garantir que a plataforma não seja usada para espalhar desinformação, incitar violência ou coordenar danos”.

Ao The Verge, o Facebook se recusou a comentar sobre a mensagem vazada, mas confirmou que uma série de medidas estão sendo implementadas: “Estamos monitorando de perto os eventos políticos em Mianmar conforme eles se desenrolam e estamos tomando medidas adicionais para impedir a desinformação e o conteúdo que pode incitar mais tensões neste momento”, disse um porta-voz. “Isso inclui a remoção de informações incorretas que deslegitimam o resultado da eleição de novembro, juntamente com discursos de ódios e outras informações incorretas”.

O Facebook também afirma que está tomando medidas temporárias para reduzir a disseminação de conteúdo que elogia ou apoia a violência, rebaixando automaticamente o conteúdo que pode infringir as regras enquanto os moderadores decidem sobre sua remoção.

Embora não tenha sido confirmado, a plataforma pode estar protegendo as contas de ativistas e jornalistas, bem como “informações críticas sobre o que está acontecendo no país”. Embora os militares tenham bloqueado o acesso geral à Internet no início do golpe, a interrupção foi aparentemente temporária.

Share
Publicador por
Soraia Alves @Soalves

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

CBF revela ancestralidade africana de Vini Jr. em campanha contra racismo

A CBF decidiu dar um significado especial ao Dia da Consciência Negra. Em vez do tradicional post nas redes sociais,…

21 horas Atrás
  • Criatividade

McDonald’s transforma caos natalino em festa rave em novo comercial

O McDonald's decidiu dar uma sacudida no clima natalino tradicional (geralmente emotivo). Em nova campanha criada pela Leo Burnett do…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Coca-Cola recria seu clássico comercial de Natal com IA e gera polêmica

A Coca-Cola decidiu mexer em vespeiro. Após 30 anos usando o mesmo comercial de Natal - aquele do caminhão iluminado…

5 dias Atrás
  • Criatividade

Ao som de The Verve, comercial de Natal da John Lewis brinca com viagem no tempo

A tradicional campanha de Natal da John Lewis, que há anos é tão aguardada pelos britânicos (e pelos publicitários), ganhou…

6 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Plano com anúncios já representa metade das novas assinaturas da Netflix

A Netflix está conseguindo o que parecia improvável há alguns anos: convencer as pessoas a assistirem comerciais durante suas maratonas…

1 semana Atrás
  • Criatividade

Taika Waititi transforma polvo intrometido em melhor amigo em campanha de Natal da Disney

Imagine voltar das férias na praia com um polvo grudado na cabeça? Em novo curta natalino da Disney, Taika Waititi…

1 semana Atrás