Manobra de usuários do Reddit contra Wall Street leva ações da GameStop a aumentar 700% em 2 semanas • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Manobra de usuários do Reddit contra Wall Street leva ações da GameStop a aumentar 700% em 2 semanas

Compra massiva de ações da rede de varejo por investidores amadores busca anular pressão de fundos de investimento para lucrar em cima da crise da companhia

por Pedro Strazza
Capa - Manobra de usuários do Reddit contra Wall Street leva ações da GameStop a aumentar 700% em 2 semanas
Imagem: WILKES-BARRE, UNITED STATES – 2020/11/27: A man wearing a face masks leaves Game Stop with the new Play Station 5 gaming console on Black Friday. (Photo by Aimee Dilger/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

[Nota atualizada às 11h20 para refletir retirada da Melvin Capital]

As ações da GameStop, tradicional rede de lojas de games dos EUA, valorizaram 700% nas últimas duas semanas graças a um enfrentamento pouco convencional entre usuários do Reddit e investidores da bolsa de valores de Nova York. De acordo com a Reuters, a empresa viu seu valor de mercado subir de US$ 19,95 para US$ 148 desde o último dia 12 de janeiro, acumulando um salto de 140% só nas últimas 24 horas – e antes da bolsa abrir os trabalhos nesta quarta, 27 de janeiro.

Tudo se deve à compra massiva de ações por uma grande quantidade de pessoas consideradas “investidores amadores”, uma ação que vem se verificando em outras companhias do mercado como a BlackBerry, a Koss Corp e a Nokia Oyik – e que agora está se espalhando, conforme a CNBC reporta uma alta parecida com a rede de cinemas AMC.

A ação vem sendo coordenada a partir do Reddit no r/wallstreetbets, com milhares de usuários se pondo contra ações de Wall Street para considerar essas empresas ultrapassadas devido a transição do comércio para o meio online durante a pandemia.

A GameStop obviamente tem passado por apuros desde o início da pandemia. De acordo com o Washington Post, a rede de varejo confirmou no último mês de dezembro que fecharia mil lojas nos EUA até o próximo mês de março por conta da queda drástica de vendas ocasionada pela crise da pandemia.

A ideia dos usuários, neste sentido, é combater as apostas dos acionistas contra esses negócios em crise, apelando a uma prática similar ao esquema retratado no filme “A Grande Aposta”. O “short”, no caso, consiste de investir dinheiro em apostas contra empresas a fim de render lucros a partir do colapso destas – um esquema que enriqueceu alguns às custas de muitos na crise de 2008.

Desde o início da semana, as negociações em torno de ações da GameStop já tiveram que ser paralisadas nove vezes por conta da alta drástica, enquanto os fundos de investimento que vem apostando contra a rede tem sofrido perdas consideráveis. A Melvin Capital, por exemplo, já precisou receber fundos de US$ 2,75 bilhões para suportar as perdas ocasionadas pela ação dos investidores amadores.

[ATUALIZAÇÃO: 11h20] De acordo com o Bloomberg, a Melvin Capital e a Citron Capital, que eram os dois fundos de investimento mais comprometidos com a estratégia com a GameStop, abandonaram suas apostas devido à continuidade da manobra dos usuários do Reddit. Principal acionista da Citron, Andrew Left já afirmou que as perdas financeiras foram de 100% no caso. [FIM DA ATUALIZAÇÃO]

A ação a favor da GameStop pelos usuários vem viralizando nas últimas horas em outras redes sociais, com direito a apoio declarado de celebridades como Elon Musk, atual homem mais rico do planeta e curiosamente um dos beneficiados pela concentração de riquezas gerada pela pandemia, segundo o Institute for Policy Studies and Americans for Tax Fairness.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro