Com foco em combate às mudanças climáticas, Joe Biden retoma Acordo de Paris
Novo presidente dos EUA pretende colocar em prática um extenso plano de ação para combater a mudança climática no planeta
Após tomar posse oficialmente como novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden prometeu assinar ainda nesta quarta-feira, 20/01, os primeiros 17 decretos que revertem políticas da gestão anterior de Donald Trump. Entre esses decretos está o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris, tratado mundial cujo objetivo é reduzir o aquecimento global.
Sob o Acordo de Paris, cerca de 195 países membros estabeleceram suas próprias metas voluntárias de redução de emissões, com o objetivo de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2 graus Celsius em comparação com os níveis pré-industriais. Durante o governo de Barack Obama, os EUA prometeram reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 26% e 28% até 2025.
Já durante a gestão de Trump, o presidnete rotulou o Acordo de Paris como “um desastre total” que prejudicaria a competitividade americana no mercado ao permitir “uma transferência gigante da riqueza americana para nações estrangeiras que são responsáveis pela maior parte da poluição do mundo”. Agora com a retomada do pacto, os EUA ainda precisam esperar 30 dias para a decisão entrar em vigor.
Biden pretende colocar em prática um extenso plano de ação para combater a mudança climática no planeta, e a retomada do Acordo de Paris é o primeiro passo do plano. De acordo com ambientalistas, as ações de Biden – algumas das quais podem levar anos para serem implementadas – renovarão o compromisso dos EUA com a proteção do meio ambiente.
Entre a série de políticas apresentadas pelo governo Biden-Harris voltadas para a preservação do meio ambiente, está a revisão de padrões de economia de combustível e de emissões de carbono utilizados pela indústria automotiva, que também atenuados durante o mandato de Trump.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.