Campanha da Leo Burnett apresenta teclado antipreconceito • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Campanha da Leo Burnett apresenta teclado antipreconceito

Iniciativa pretende combater o preconceito impregnado na linguagem a partir de estudo do linguista Thomas Finbow, Doutor do Departamento de Linguística da USP

por Soraia Alves

A Edições Globo Condé Nast (EGCN), detentora no Brasil das marcas Vogue, Glamour, GQ e Casa Vogue, se une à agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made para uma iniciativa que pretende ajudar a combater o preconceito impregnado na linguagem. As empresas lançam o Teclado Antipreconceitofeito a partir de um estudo do linguista Thomas Finbow, Doutor do Departamento de Linguística da USP, que identificou mais de 300 palavras e expressões de cunho racista, homofóbico, xenófobo e sexista na língua portuguesa. 

Num primeiro momento, o teclado está disponível apenas para o sistema Android. Ele funciona identificando palavras preconceituosas e sugerindo sinônimos sempre que um desses termos é digitado. Por exemplo, o termo “judiar”, que tem origem no contexto do povo judeu perseguido ao longo da história, pode ser substituído por “maltratar”. Quando a palavra digitada for “marica”, que tem conotação pejorativa, o teclado sugere “gay” ou “homossexual”. Assim como a troca de “denegrir” por “difamar”, entre outras.

O projeto está sendo desenvolvido há mais de 1 ano pela produtora Savoir, com consultoria de Finbow. A iniciativa, liderada pelo Comitê de Diversidade da EGCN, é parte dos esforços da editora para ter uma atuação mais relevante na promoção da diversidade.

Para divulgar a iniciativa, o filme “Palavras Importam” foi lançado nos canais digitais de Vogue, GQ, Glamour e Casa Vogue, mostrando como o preconceito está impregnado na fala e trazendo um olhar sensível para uma série de situações de discriminação que são originadas ou agravadas por frases, expressões, palavras ou adjetivos usados diariamente, sem reflexão. A peça foi produzida pela Barry Company, com direção de cena de Judith Belfer.

Além do Português, o teclado antipreconceito também está disponível em versões em Inglês e Espanhol, com vocabulários específicos para cada idioma. Todas as informações e conversas digitadas são mantidas em sigilo, respeitando a privacidade dos usuários.

O download já pode ser feito pela Play Store.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Image by B9/VE

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
Política de Privacidade

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade