Bolsonaro ganha “prêmio” de corrupto do ano
Organização multinacional, famosa por ter cooperado na investigação do caso Panama Papers, elegeu presidente brasileiro como maior figura corrupta de 2020
O Projeto Internacional de Relatórios sobre Corrupção e Crime Organizado, organização criada em 2006 que investiga casos de corrupção e crime organizado e que é formada por um consórcio de centros de investigação, mídia e jornalistas de vários continentes, elegeu o presidente Jair Bolsonaro como o “corrupto do ano”. A organização, vale lembrar, tem um histórico forte, tendo participado até mesmo da investigação no caso Panama Papers.
“Eleito na onda do escândalo da Lava Jato como um candidato anti-corrupção, Bolsonaro em vez disso se cercou de figuras corruptas, usou propaganda para promover sua agenda populista, minou o sistema de justiça brasileiro e travou uma guerra destrutiva contra a Amazônia, que enriqueceu alguns dos piores proprietários de terras do Brasil”, afirma a OCCRP.
A OCCRP ainda afirma que Bolsonaro venceu por uma diferença mínima outros líderes populistas, como o presidente americano Donald Trump e o turco Recep Erdogan, ficando sozinho com o grande “prêmio”. Todos os finalistas utilizaram propaganda e o sucateamento das instituições democráticas de seus países, além de terem politizado seus sistemas judiciários, beneficiando ciclos corruptos e afastando seus países de uma democracia plena em prol da autocracia. O oligarca ucraniano Ihor Kolomoisky completou a lista de finalistas.
A organização não poderia deixar de lembrar, claro, dos casos envolvendo seus filhos Flavio e Carlos Bolsonaro, frequentemente investigados de corrupção e esquemas de lavagem de dinheiro. Nessa década, a organização também premiou líderes de importantes países, como Vladimir Putin, da Rússia. Os últimos vencedores foram Joseph Muscat, primeiro-ministro de Malta, o banco dinamarquês Danske Bank e o presidente filipino Rodrigo Duterte.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.