Empresa dona da Vans compra Supreme por US$ 2,1 bilhões
Em seu comunicado a, VF Corp diz que o negócio aumentará seu portfólio de marcas de roupas e calçados
A VF Corp. empresa dona de marcas como Vans, Timberland e North Face, anunciou que está comprando a Supreme por US$ 2,1 bilhões. A transação deve ser concluída até o final do ano, e é a maior aquisição da VF desde a compra da Timberland, em 2011, fechada por US$ 2,3 bilhões.
Em seu comunicado a corporação diz que o negócio aumentará seu portfólio de marcas de roupas e calçados: “Nos últimos quatro anos estivemos em uma jornada para evoluir nosso portfólio para realmente alinhar com o que vimos do mercado e, mais importante, onde o consumidor vai. A Supreme se encaixa muito bem em nosso portfólio evoluído.”, disse o CEO da VF, Steve Rendle.
Até então, a Supreme pertencia ao Carlyle Group, detentora de 50% da marca, e a investidores, incluindo a Goode Partners. Em 2017, o Carlyle Group pagou US$ 500 milhões por sua parte na Supreme.
O negócio acontece em um momento que o setor de vestuário foi bastante afetado pela pandemia de Covid-19, à medida que os consumidores têm preferido fazer outros tipos de compras, priorizando especialmente os chamados bens essenciais. Ainda assim, a Supreme continua sendo uma aquisição estratégica para a VF, especialmente por ser uma marca cultuada entre jovens da geração Y e Z.
Com o anúncio da negociação, as ações da VF subiram 8,3% na manhã desta segunda-feira, 09/11.
Outrora uma loja de skate em Nova York, a Supreme – conhecida por seu logotipo de caixa vermelha e branca – se tornou um símbolo da moda internacional, conhecida por colaborar com marcas de luxo e tradicionais. Foi fundada por James Jebbia em 1994. Jebbia e a equipe de liderança sênior da marca permanecerão na empresa e continuarão a ter controle criativo. Agora tem 12 lojas, de Nova York a Paris e Tóquio.
Supreme irá se beneficiar da escala, presença internacional e cadeia de suprimentos da VF. Com as raízes da Supreme na cultura do skate, ele se alinha com outras marcas baseadas em atividades da VF.
“Essa parceria manterá nossa cultura e independência únicas, ao mesmo tempo que nos permitirá crescer no mesmo caminho que temos seguido desde 1994”, disse Jebbia em um comunicado.
A VF planeja aprender mais com o modelo da Supreme, que depende do lançamento semanal de novos produtos e colaborações frequentes, disse. A Supreme tem colaborado com varejistas, incluindo a Champion da Hanesbrands Inc., a Levi Strauss & Co. e até mesmo as três maiores marcas da VF, aumentando o entusiasmo e ampliando o apelo do vestuário envolvido. A Supreme se juntou à Vans pela primeira vez em 1996 e continuará a trabalhar com marcas que não sejam da VF.
“Este também é um espaço do consumidor sobre o qual conhecemos bastante”, disse Scott Roe, diretor financeiro da VF, em uma entrevista. “Já obtivemos cerca de US $ 3 bilhões em vendas daquela interseção inspirada nas ruas entre o mercado ativo-atlético e o de streetwear. Nós sabemos algo sobre esse espaço. “
O Morgan Stanley forneceu à VF uma opinião justa sobre o negócio, enquanto Davis Polk & Wardwell LLP foi o consultor jurídico.
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