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YouTube anuncia novos conteúdos originais focados em amplificar vozes negras

Projeto vai trazer produções como uma série de documentários da ativista Patrisse Cullors, co-fundadora do movimento Black Lives Matter

por Soraia Alves

O YouTube anunciou hoje, 07/10, uma lista global de projetos originais dedicados a amplificar as vozes negras, dando continuidade ao compromisso da plataforma de celebrar um amplo e diversificado conjunto de perspectivas. Os novos projetos foram viabilizados por um fundo de US$ 100 milhões anunciado em junho pela CEO da plataforma, Susan Wojcicki. Batizado de “Fundo Vozes Negras do YouTube”, o projeto vai trazer produções como uma série de documentários da ativista Patrisse Cullors, co-fundadora do movimento Black Lives Matter.

“Raça nunca foi um problema simples, especialmente no Brasil, e os eventos ao longo dos últimos meses abriram portas de diálogo e ação”, diz Bibiana Leite, Diretora de Desenvolvimento de Parcerias de Conteúdo do YouTube e líder do programa #YouTubeBlack no Brasil. “Em todo o YouTube, temos uma tremenda oportunidade e responsabilidade de contribuir com essas conversas sobre justiça racial de uma forma significativa. Por meio do fundo e de outras iniciativas, continuamos o importante trabalho de amplificar as vozes negras, tornando o YouTube um lugar melhor para criadores negros, educando as pessoas sobre diversidade e centrando os negros como protagonistas de suas próprias histórias”.

O “Fundo Vozes Negras do YouTube” será dedicado a amplificar e desenvolver as vozes de criadores e artistas negros e suas histórias. Nos próximos 3 anos, esse fundo global será usado para adquirir e produzir programação do YouTube Originals e apoiar diretamente criadores e artistas negros, inclusive no Brasil, para ajudá-los a prosperar na plataforma.

Entre os novos YouTube Originals viabilizados com recursos do fundo estão:

“Resist”

Série documental de 12 episódios, retrata o trabalho e os desafios de organizações que lutam contra um projeto de US$ 3,5 bilhões da cidade de Los Angeles para expansão carcerária, e examina questões como o policiamento excessivo de bairros negros e pardos, encarceramento em massa, entre outros temas sensíveis. É um olhar emocionado sobre as motivações e lutas diárias do movimento local, apresentando histórias inspiradoras, como a já citada Patrisse Cullors e outros.

 Estreia em outubro de 2020.

“HBCU Homecoming 2020: Meet Me On The Yard” – Livestream

Com as HBCUs (Faculdades e Universidades Historicamente Negras) nos Estados Unidos cancelando seus homecomings anuais devido à pandemia global de Covid-19, o YouTube em parceria com a Jesse Collins Entertainment e a Live Nation Urban levará a comemoração para o mundo virtual. A transmissão de 2 horas será preenchida com tradições que marcam o começo do ano letivo nos Estados Unidos e vai levantar fundos para instituições de ensino negras. Performances, shows, bandas marciais, alunos e ex-alunos representando o legado das HBCUs farão parte da programação.

Estreia em 24 de outubro.

“Testemunhe, tome uma atitude – Parte dois” (título provisório) – Livestream

Após o sucesso do especial ” Testemunhe, tome uma atitude “, que foi o primeiro projeto do YouTube Originals proveniente do “Fundo Vozes Negras do YouTube”, esta sequência vai inspirarnovamente a comunidade global da plataforma agir pela justiça racial unindo criadores do YouTube, figuras públicas e vozes influentes.

Estreia em dezembro de 2020.

“Jantar com a Família Onyx” 

Com mais de 6 milhões de inscritos, a Família Onyx convida o público para uma conversa à mesa do jantar. Esta nova série Kids & Families reúne essa família multigeracional para muita diversão e conversas abertas sobre a vida e o que está acontecendo no mundo. Os convidados do jantar semanal ampliam a conversa com diferentes perspectivas, histórias instigantes e percepções valiosas.

Estreia no início de 2021.

“Barbershop Medicine” (título provisório) 

Em “Barbershop Medicine”, o objetivo do YouTube é falar sobre Saúde Pública, explorando o impacto que raça e status socioeconômico têm na saúde e na longevidade. A barbearia há muito tempo se tornou central para a dinâmica de muitas comunidades negras, como mostra o ensaio clínico de redução da pressão arterial, que proporcionou educação e atendimento em barbearias. Com base neste conceito de medicina comunitária, o especial reunirá músicos, médicos renomados, criadores e membros da comunidade em uma barbearia histórica para discutir as preocupações de saúde mais urgentes da atualidade e aumentar a conscientização – de vacinas a diabetes, de câncer a saúde mental e mais.

Estreia em 2021.

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