Podcaster acusa Spotify de exploração e retira programa exclusivo do ar • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Podcaster acusa Spotify de exploração e retira programa exclusivo do ar

Joe Budden também criticou o modelo de negócios do Spotify na área, afirmando que a empresa estaria interessada apenas em hits que fortalecessem sua plataforma

por Pedro Strazza

Um dos principais nomes exclusivos do ecossistema de podcasts do Spotify, Joe Budden anunciou nesta quinta (27) que não vai renovar contrato com a empresa e retirou do ar na plataforma o seu programa, o The Joe Budden Podcast. A produção continuará exclusiva da companhia até o dia 23 de setembro em respeito ao acordo, mas Budden alega que o podcast não mais estará disponível no serviço de streaming.

A parte mais interessante das declarações do podcaster, porém, são os motivos que o levaram a tomar uma decisão tão drástica. No episódio publicado na noite da última quarta-feira (26), Budden acusa o Spotify de “pilhagem” sobre seu programa, dizendo nunca ter recebido um bônus da empresa mesmo depois do volume de sua audiência superar em 900% a expectativa do serviço e chegar a ponto de quebrar o funcionamento da plataforma.

Não bastando a ausência de compensação financeira pelo sucesso extremo do programa nestes dois anos de parceria exclusiva, o criativo também afirma no programa que o Spotify nunca permitiu que ele e sua equipe tirassem férias durante a época do Natal e do Ano-Novo, com a justificativa de que o podcast não poderia arcar com a ausência de dois episódios na programação. A companhia chegou a oferecer Rolexes como recompensa pelo desempenho acima da média, mas retirou a oferta a partir do momento que os produtores escolheram modelos muito caros.

Budden também comenta no programa que a estratégia atual do Spotify é de apenas encontrar programas populares para fazer bombar sua plataforma ao invés de efetivamente contribuir para a expansão e solidificação do meio enquanto negócio. “O Spotify nunca se importou com este podcast individualmente. O Spotify apenas se importa com nossa contribuição para a plataforma” diz o podcaster no episódio, no qual acrescenta que a companhia tornou seu programa num dos poucos exclusivos não monetizados do serviço após ele se recusar a ler anúncios durante as gravações.

Procurado pelo The Verge, o Spotify respondeu oficialmente ao caso escrevendo que não conseguiu chegar a um novo acordo com Budden mesmo depois de fazer uma oferta que “era significativamente maior e múltiplas vezes superior ao valor do acordo atual” e refletia “o tamanho da audiência” atual da produção.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro