YouTube aumenta uso de IA e quebra recorde de vídeos removidos
Entre abril e junho, empresa dobrou o rastreamento e remoção de conteúdo impróprio em relação aos três meses anteriores, totalizando 11,4 milhões de vídeos removidos
O YouTube removeu um número recorde de vídeos de sua plataforma entre abril e junho. Agora utilizando um software de inteligência artificial para identificar, analisar e remover conteúdo impróprio, a rede social chegou a 11,4 milhões de vídeos removidos, dos quais, 10,85 milhões foram detectados e retirados pelo software.
O sistema de inteligência artificial do YouTube foi importante também na moderação de comentários. Mais de 2 milhões de comentários foram removidos da plataforma no período, dos quais, 99,2% foram detectados por sistemas autônomos. Em uma postagem feita em seu blog, o YouTube informou que a decisão de utilizar mais computadores e menos mão de obra humana se dá por causa da pandemia do coronavírus.
Normalmente, o YouTube utiliza como força moderadora uma combinação de analistas humanos e software de aprendizagem autônoma. O trabalho resulta em máquinas aprendendo com humanos para identificar padrões em postagens impróprias ou nocivas. A pandemia da COVID-19, porém, obrigou a empresa a repensar o modelo, reduzindo a mão de obra humana e apostando mais nos algoritmos.
“Responsabilidade é nossa prioridade número um, então escolhemos usar tecnologia para ajudar com parte do trabalho feito por nossos analistas”, informou a empresa. Ao que parece, a plataforma já possui um software capaz de exercer a função. Em relação aos três meses anteriores, o período de abril a junho e 2020 teve um número de vídeos removidos duas vezes maior.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.