Relatório aponta que Facebook é usado (de novo) para venda de armas, agora disfarçadas de figurinhas
Rifles e Glocks estavam sendo vendidos e tiveram até mesmo anúncios impulsionados pelo algoritmo
Um relatório do Wall Street Journal revelou que o marketplace do Facebook está sendo utilizado para a venda de armas de fogo. Nos Estados Unidos, usuários estão vendendo Glocks e armas semi-automáticas, disfarçando seus anúncios como “figurinhas”. A venda, claro, é proibida pelas diretrizes de uso da plataforma. Armas, munição e quaisquer tipos de explosivos são estritamente proibidos pela rede social.
Os vendedores disfarçam os anúncios com títulos como “figurinha .040” ou “ótima figurinha de 55 centímetros”, o que simplesmente significa que trocam o modelo ou a marca da arma pela palavra figurinha para fugir do algoritmo da empresa. As “figurinhas” são vendidas por centenas de dólares, e são negociadas por mensagens diretas entre os vendedores e os compradores. O relatório aponta que até mesmo Glocks de calibre .40 e rifles semi-automáticos .22 estavam sendo vendidos.
O relatório aponta que o algoritmo do Facebook começou, inclusive, a promover algumas das vendas das “figurinhas” após usuários clicarem em anúncios enganosos. Há relatos de que, mesmo com denúncias de usuários, alguns dos anúncios permaneceram disponíveis, sem passar por verificação ou remoção da plataforma.
A plataforma de vendas do Facebook foi inaugurada em 2016 e, desde então, tem lutado para manter conteúdo ilícito fora do site. Como lembra o Business Insider, nos primeiros dias do Facebook Marketplace, tráfico de drógas, animais e prostituição já estavam sendo identificados na plataforma. Em 2018, o Business Insider inclusive encontrou artigos de moda falsificados, de braceletes da Tiffany até bolsas da Gucci.
O Facebook respondeu ao Wall Street Journal após ler o relatório. Um porta-voz da empresa afirmou que tomará as ações necessárias contra quaisquer usuários que estejam vendendo armas na plataforma. A empresa também promete que removeu as listagens que foram marcadas pelas denúncias e que continuará investigando para encontrar novas tentativas de tráfico dentro do marketplace.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.