Facebook considera uso de "circuit breaker" no combate à desinformação • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Facebook considera uso de “circuit breaker” no combate à desinformação

Ideia do dispositivo é impedir que algoritmo amplie alcance de publicações específicas enquanto sob avaliação de moderadores da plataforma

por Pedro Strazza

Com as eleições presidenciais dos Estados Unidos se aproximando a passos rápidos, o Facebook busca aumentar suas opções na hora de controlar a desinformação dentro da plataforma – e o próximo recurso em mente é dos mais drásticos. De acordo com o The Interface, a companhia estaria considerando implementar um “circuit breaker de viralização” para diminuir drasticamente o compartilhamento de determinados conteúdos quando sob avaliação dos moderadores.

“Circuit breaker” no caso é uma ferramenta tradicional do mercado financeiro e que é utilizada quando a bolsa de valores atinge uma situação crítica, interrompendo de forma brusca todas as transações para permitir a estabilização do cenário. No caso do Facebook, a ideia seria aplicar este conceito de interrupção ao alcance de publicações mais explosivas que estejam sob escrutínio da avaliação de serem ou não desinformação e propagadores de notícias falsas. É uma forma de criar tempo a quem avalia o conteúdo, com a inspeção do conteúdo sendo realizada sem maior desespero.

A companhia não considera o aparato sem alguma base de pesquisa, claro. O Center for American Progress recentemente lançou um relatório no qual recomenda a utilização dos “circuit breakers virais” como forma de barrar o algoritmo de impulsionar a desinformação nas plataformas, e o Facebook agora deve realizar um programa piloto com o dispositivo que lembra o formato considerado pela entidade.

É um teste que faz sentido se considerar que desde o início da pandemia o Facebook já removeu em torno de sete milhões de publicações com desinformação sobre o coronavírus. Ações sobraram nestes meses, desde notificações com contexto sobre posts até uma central de informação sobre o Covid-19, mas o algoritmo da plataforma continua a ser um problema sério na hora de controlar as notícias falsas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro