Facebook considera uso de "circuit breaker" no combate à desinformação • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Facebook considera uso de “circuit breaker” no combate à desinformação

Ideia do dispositivo é impedir que algoritmo amplie alcance de publicações específicas enquanto sob avaliação de moderadores da plataforma

por Pedro Strazza

Com as eleições presidenciais dos Estados Unidos se aproximando a passos rápidos, o Facebook busca aumentar suas opções na hora de controlar a desinformação dentro da plataforma – e o próximo recurso em mente é dos mais drásticos. De acordo com o The Interface, a companhia estaria considerando implementar um “circuit breaker de viralização” para diminuir drasticamente o compartilhamento de determinados conteúdos quando sob avaliação dos moderadores.

“Circuit breaker” no caso é uma ferramenta tradicional do mercado financeiro e que é utilizada quando a bolsa de valores atinge uma situação crítica, interrompendo de forma brusca todas as transações para permitir a estabilização do cenário. No caso do Facebook, a ideia seria aplicar este conceito de interrupção ao alcance de publicações mais explosivas que estejam sob escrutínio da avaliação de serem ou não desinformação e propagadores de notícias falsas. É uma forma de criar tempo a quem avalia o conteúdo, com a inspeção do conteúdo sendo realizada sem maior desespero.

A companhia não considera o aparato sem alguma base de pesquisa, claro. O Center for American Progress recentemente lançou um relatório no qual recomenda a utilização dos “circuit breakers virais” como forma de barrar o algoritmo de impulsionar a desinformação nas plataformas, e o Facebook agora deve realizar um programa piloto com o dispositivo que lembra o formato considerado pela entidade.

É um teste que faz sentido se considerar que desde o início da pandemia o Facebook já removeu em torno de sete milhões de publicações com desinformação sobre o coronavírus. Ações sobraram nestes meses, desde notificações com contexto sobre posts até uma central de informação sobre o Covid-19, mas o algoritmo da plataforma continua a ser um problema sério na hora de controlar as notícias falsas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Image by B9/VE

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
Política de Privacidade

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade