Com série “The Owl House”, Disney estreia primeira protagonista bissexual
Segundo criadora da série, a Disney tinha algumas ressalvas sobre a introdução de um personagem LGBTQIA+na animação
Em janeiro deste ano, a Disney estreou no Disney Channel a série “The Owl House” (“A Casa da Coruja” no Brasil), que agora ganha destaque por ser a primeira obra da marca a introduzir uma personagem bissexual como protagonista.
A animação conta a histórias de Luz Noceda, uma garota de 14 anos que aspira ser uma bruxa, embora não tenha muitas habilidades para isso. Ao longo dos episódios, Luz demostrou interesse por alguns personagens masculinos, e nos dois capítulos mais recentes exibidos nos Estados Unidos ela tem se relacionado com uma personagem feminina, Amity. Com isso, Luz é a primeira protagonista abertamente bissexual da Disney.
De acordo com a criadora da série, Dana Terrace, a Disney tinha algumas ressalvas sobre a introdução de um personagem LGBTQIA+ em “The Owl House”. Recentemente ela respondeu alguns fãs no Twitter: “Eu fui muito aberta sobre minha intenção de colocar crianças queer no elenco principal. Quando recebemos o sinal verde, certa liderança da Disney me disse que eu NÃO poderia representar qualquer forma de relacionamento gay ou bi no canal”, explica a criadora.
Terrace, que se identifica como bissexual, agradeceu sua “teimosia”, bem como os executivos da Disney que a apoiaram: “Eu sou bi! Eu quero escrever um personagem bi, caramba! Felizmente, minha teimosia valeu a pena e agora sou muito apoiada pela liderança atual da Disney”.
When I was first developing Owl House I always wanted to do a prom episode to make up for my own experiences. Back then PROM was an anagram for "Perennial Ritual Offering Maiden". I'm so INCREDIBLY grateful for the crew working to make this episode so badass. pic.twitter.com/Ak8dNVMAdo
— Dana Terrace (@DanaTerrace) August 9, 2020
Essa não é a primeira vez que a Disney apresenta um personagem abertamente LGBTQIA+, entretanto eles são sempre secundários, como personagem lésbica Oficial Spector, dublada por Lena Waithe no filme animado “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica”.
Em maio deste ano, “Out” estreou no Disney+ como o primeiro curta-metragem da Pixar a ter um protagonista gay.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.