TikTok diz ter banido 49 milhões de vídeos por violações de conteúdo só no segundo semestre de 2019
Apesar do número expressivo, os vídeos retirados do ar representaram menos de 1% de todo o conteúdo enviado para o TikTok durante o período
O TikTok divulgou o seu relatório de transparência referente ao segundo semestre de 2019 e, de acordo com a empresa, durante o período foram removidos da plataforma mais de 49 milhões de vídeos de usuários em todo o mundo por violar as diretrizes da comunidade ou os termos de serviço do app.
Apesar da remoção de conteúdos de plataformas não ser novidade, os números do TikTok chamam atenção. O YouTube, por exemplo informou que removeu cerca de 14,7 milhões de vídeos durante o mesmo período, que abrange de 1º de julho de 2019 a 31 de dezembro de 2019.
Ainda assim, os vídeos retirados do ar representaram menos de 1% de todo o conteúdo enviado para o TikTok durante o período. Um quarto das remoções foi por conteúdo com “nudez de adultos e atividades sexuais”. Outro quarto dos vídeos foi removido por “representar comportamentos prejudiciais, perigosos ou ilegais por menores”, como o uso de drogas. Assédio e discurso de ódio representam apenas 3% e 1% do total de vídeos tirados da plataforma, respectivamente.
Um dado que chama atenção é que mais de 16 milhões dos vídeos removidos eram de usuários na Índia. Em segundo lugar aparece os Estados Unidos com 4,6 milhões de vídeos extraídos.
A remoção de vídeos do TikTok geralmente não decorre por conta de solicitações do governo ou reclamações de direitos autorais. Segundo a empresa, ela recebeu apenas 1.300 solicitações de remoção de direitos autorais e 45 solicitações de remoção do governo, e que nem todas essas solicitações foram atendidas: “Não removemos nenhum conteúdo a pedido do governo chinês, e não o faríamos se solicitado”, disse um porta-voz do TikTok ao The Verge.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.