Depois de décadas de controvérsia, Disney vai aposentar "Splash Mountain" dos parques • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Depois de décadas de controvérsia, Disney vai aposentar “Splash Mountain” dos parques

Previsto para ser renovada com o tema de "A Princesa e o Sapo", atração despertava críticas por reutilizar personagens e cenários de filme racista do estúdio

por Pedro Strazza

Há anos o maior item de controvérsia nos parques da Disney, a “Splash Mountain” enfim chegou ao fim de sua carreira. A Walt Disney Company anunciou nesta quinta (25) que vai submeter a uma remodelação a atração da Disneyland e sua versão para o parque de Orlando, de forma a alterar seu tema para o do filme “A Princesa e o Sapo”.

A mudança acontece sobretudo por conta das questões sobre racismo estrutural levantadas no último mês pelos protestos sobre a morte de George Floyd, que despertaram uma nova onda de críticas à atração por sua conotação com “A Canção do Sul”, longa de 1946 que atualmente se encontra fora de circulação por esforço da própria Disney por seu histórico problemático envolvendo racismo.

De acordo com o anúncio, a repaginação da “Splash Mountain” deve situar a montanha-russa num cenário imediatamente posterior ao fim da animação de 2009, com Tiana e Louis se preparando para celebrar seu primeiro festival de Mardi Gras juntos. A Disney declara que o tema será “inclusivo” com direito a “uma aventura musical”, mas não deu detalhes de quando a atração em ambos os parques será reinaugurada ao público – até porque a companhia no momento foi obrigada a adiar a a reabertura dos estabelecimentos devido à pandemia.

A história de “Splash Mountain” é tão complexa quanto à do filme que lhe serviu de inspiração. Produzido por Walt Disney na época para capitalizar em cima do sucesso de “…E O Vento Levou” (outra produção que passou por polêmicas nos últimos tempos), “A Canção do Sul” desde seu lançamento foi alvo de críticas e protestos por conta do uso de estereótipos racistas e do retrato nostálgico que promovia da época da escravidão nos Estados Unidos. O filme venceu dois prêmios no Oscar (incluindo um honorário para James Baskett, tornando-o no primeiro homem negro a receber a estatueta) e manteve-se uma fonte de lucro ao longo dos anos para o estúdio, o que acentuou a gravidade de seus problemas de representação.

O estúdio posteriormente passou a tratar a produção como “patinho feio” de seu catálogo e nunca lançou o filme em qualquer formato de home video nos EUA (incluindo agora com o Disney+), mas o legado de “A Canção do Sul” ainda permanecia vivo e – pior – rentável à companhia com “Splash Mountain”. Aberta em 1989 na Califórnia e em 1992 na Flórida, a atração reaproveitava alguns dos personagens secundários do longa e diluía toda e qualquer conexão com os temas raciais que a história abordava de forma direta, algo que desperta desde então o incômodo crescente do público sobre a montanha-russa.

Agora a única questão que permanece em todo o caso é o “banimento silencioso” do filme, cuja eliminação da disponibilidade permanece um erro dentro das decisões executivas do estúdio. Reconhecer o equívoco e permitir o acesso a “A Canção do Sul” com a devida contextualização soa como o melhor caminho a se tomar para que as próximas gerações não recaiam nos mesmos problemas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro