Colgate vai repensar produto com histórico de marketing racista na Ásia
Pasta de dentes Darlie já usou até mesmo de blackface em sua embalagem
A Colgate finalmente anunciou que vai revisar as estratégias de venda da Darlie, pasta de dentes com histórico de campanhas racistas e que já chegou até mesmo a utilizar uma imagem de um homem branco fazendo blackface em sua embalagem. A linha é bastante comercializada na China, e é vendida pela empresa como uma “pasta de dentes de negros”. O produto já chegou a ser vendido com o nome “Darkie”, até que em 1989 a empresa mudou oficialmente seu nome para Darlie.
Segundo a CNN, a marca é bastante popular em toda a Ásia. Além da China, o produto também faz sucesso nas Filipinas, na Tailândia e em outros países asiáticos. A logomarca, pensada para ser ambíguia, mostra um homem negro de chapéu e smoking, e também está sendo repensada pela empresa.
“Por mais de 35 anos, nós temos trabalhados juntos para evoluir a marca, incluindo mudanças no nome, logo e embalagem. Atualmente, nós estamos trabalhando com um parceiro para revisar e evoluir certos aspectos da marca, incluindo seu nome”, afirmou a empresa em uma declaração para a Reuters. Ao ser questionada sobre o assunto na internet, a Colgate apenas manda o link da matéria com suas declarações.
Os recentes protestos pelo assassinato do estadunidense George Floyd têm feito com que diversas marcas pelo mundo repensem sua relação com as questões raciais. Recentemente, duas acionistas do Twitter criaram até mesmo um guia para as marcas se prepararem para abordar questões raciais sem prejudicar a pauta.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.