Depois de ação da PF, uso de bots a favor de Bolsonaro sofre queda de 40% • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Depois de ação da PF, uso de bots a favor de Bolsonaro sofre queda de 40%

Média de publicações no Twitter por contas ligadas à rede de desinformação caiu para 10% do uso desde a ação de busca e apreensão a alguns dos principais nomes do bolsonarismo

por Pedro Strazza

Na última quarta-feira (27) a Polícia Federal realizou uma ação de busca e apreensão nos domicílios de 29 nomes da “tropa digital” do atual presidente do país Jair Bolsonaro. Cumprindo uma ordem emitida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, a operação se relaciona ao inquérito das fake news, criado para investigar ofensas e ataques digitais contra membros do órgão, e atingiu sobretudo alguns dos principais empresários e ativistas a favor do chefe do executivo, incluindo aí o ex-deputado Roberto Jefferson, o dono da rede de lojas Havan Luciano Hang e o apresentador do canal Terça Livre Allan dos Santos.

Resultados ainda estão para serem divulgados ao público, mas a ação já impactou um dos principais braços do bolsonarismo: os bots e perfis alugados para publicar a favor do presidente nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa da consultoria AP Exata divulgado pela Folha de São Paulo, a utilização destas contas caiu em 40,8% em relação aos picos atingidos no passado, com a média de publicações no Twitter sofrendo uma queda para o nível de 14% a 10%.

O baque tomado pela rede de bots é apontado pela consultoria como fruto direto da ação do STF, dado que a rede artificial de disseminação de desinformações começou a passar pelo processo a partir do momento que a Polícia Federal executou a ordem do ministro Alexandre de Moraes. De acordo com a AP Exata, caso a desmobilização seja confirmada, o movimento a favor de Bolsonaro deve perder muita força nas redes sociais, sofrendo especialmente para impor qualquer narrativa derivada do meio virtual.

Isso talvez explique porque desde quarta alguns dos principais nomes a favor do presidente vem mobilizando uma “ofensiva virtual” ao STF, com direito a live no YouTube capitaneada por líderes como Olavo de Carvalho e Eduardo Bolsonaro. As menções a Jair Bolsonaro no Twitter, entretanto, seguem sendo dominadas por opiniões negativas, com 53% dos posts na plataforma criticando ou falando mal do atual presidente.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro