Projeto transforma panelaço em música e usa royalties em prol da luta contra Covid-19
Intitulado “Álbum Panelaço”, o projeto materializa os sons das batidas de panelas em música autoral
Inspirados pela insatisfação popular com a política brasileira e em sua forma mais ilustrativa de protesto, o ato de bater panelas já popularmente chamado de panelaço, um grupo de criativos, publicitários e músicos se reuniu para transformar a ação em um ato cultural e colaborativo em prol da saúde. Intitulado “Álbum Panelaço”, o projeto materializa os sons das batidas em música autoral.
A cada nova assinatura para a petição, disponibilizada pela plataforma Change.org, um novo som de panela será gravado em estúdio pelo percursionista Kabé Pinheiro, e o nome do assinante inserido como participação especial no “Álbum Panelaço”.
As composições ficarão disponíveis para acesso público nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify, e terão 100% dos royalties transformados em doações para o projeto Makers Contra a Covid (makerscontracovid.net.br), que utiliza tecnologia, impressoras 3D e força de trabalho de voluntários para produzir e distribuir máscaras especiais para profissionais de saúde que estão na linha de frente do tratamento contra a Covid-19.
“Depois de destruir a primeira panela batendo na janela, fui atrás de um áudio que me permitisse manter o protesto sem estragar todo meu arsenal de cozinha. Dividi o som com os amigos e isso viralizou, até que vimos o potencial de transformar tudo isso em um movimento positivo, com benefícios reais à sociedade”, destaca o músico e produtor Lucas Mayer, da DaHouse.
Em colaboração entre Mayer, Pinheiro e os publicitários Pedro Américo, Luis Paulo Gatti e Edu Balestra, que trabalham juntos na criação da agência BBDO Berlim, o grupo chegou ao projeto de concepção do álbum, que se manterá em constante produção, aumentando a cada assinatura.
A primeira faixa do disco, “O Chamado”, já está disponível nas plataformas musicais, e convida para a participação de mais gente na composição das próximas canções. “Musicalmente”, os interessados podem dar sua contribuição assinando a petição em www.change.org/albumpanelaco, além de dar o play nas faixas atuais e futuras do álbum dentro das plataformas de streaming.
Ao assinar a petição, a pessoa autoriza que seu nome seja adicionado como participação no álbum e automaticamente cede os direitos para que o valor arrecadado seja doado para a Makers Contra a Covid.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.