"Beastie Boys Story" é homenagem "palestrinha" a Adam Yauch • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Capa - “Beastie Boys Story” é homenagem “palestrinha” a Adam Yauch

“Beastie Boys Story” é homenagem “palestrinha” a Adam Yauch

Documentário nostálgico dirigido por Spike Jonze ressalta a amizade do trio, mas formato tira espontaneidade característica dos Beastie Boys

por Soraia Alves

Alguns artistas conseguem criar uma identidade tão única que é quase impossível desassociá-los da mesma. Esse é o caso dos Beastie Boys, tão icônicos e originais que qualquer tentativa de replicar suas peculiaridades sonoras e estéticas pode parecer patético. O mundo da música deve muito a eles, desde as bases para o rock alternativo até perspectivas irreverentes reproduzidas em clipes de outros artistas décadas depois. E é exatamente irreverência e espontaneidade que faltam em “Beastie Boys Story”, documentário dirigido pelo amigo de longa data da banda, Spike Jonze, e que estreou com exclusividade na Apple TV+.

O material gravado no Kings Theatre, um cine-teatro localizado no Brooklyn, mostra Adam Horovitz (Ad-Rock) e Michael Diamond (Mike D) comentando parte das histórias que relataram em “Beastie Boys Book”, livro lançado pelos dois integrantes do trio em 2018, seis anos depois da morte do amigo e terceiro membro da banda, Adam Yauch. O formato é realmente uma apresentação na qual Horovitz e Diamond contam suas lembranças, conferem fotos e vídeos no telão e interagem com os fãs.

Da esquerda para a direita: Adam Horovitz, Spike Jonze e Michael Diamond

É claro que há um sarcasmo embutido na imagem padrão assumida por Ad-Rock e Mike D no palco do teatro, tão diferente da postura abusada dos músicos no passado. É uma notória mensagem de que os tempos são outros e as coisas mudam.

Ainda assim, ver os Beastie Boys seguindo um roteiro do início ao fim não é exatamente o que você imagina sobre um documentário da banda, mesmo que os fãs não se importem realmente com isso.

É culpa do formato também que, em alguns momentos, sentimos que o texto não entrega exatamente tudo o que deveria ser dito, deixando a sensação de apenas uma mea-culpa. É o que acontece quando Ad-Rock aborda o tratamento dado à Kate Schellenbach (atualmente produtora do programa “The Late Late Show with James Corden”). Membro original da banda, Kate foi dispensada do então quarteto depois que eles assinaram com a Def Jam. Porém, ao mostrar cenas depois como a relação dos Beastie Boys com Russell Simmons e Rick Rubin se tornou conflitante, o peso das decisões até então recaí automaticamente mais sobre os produtores que sobre a banda.

Dos bons momentos do documentário, especialmente para os amantes de histórias que envolvem a criação de música, é prazeroso ver a construção de faixas como “Fight For Your Right”, “No Sleep Till Brooklyn” e, claro “Sabotage”, nascida praticamente inteira das linhas de baixo de Yauch. É também de se sair perguntando como e por quê o álbum “Paul’s Boutique” foi mal recebido pela crítica da época.

Mas “Beastie Boys Story” é mesmo uma grande homenagem a Adam Yauch – e esse é também o seu mérito. Todo o roteiro é construído para mostrar, entre a nostalgia de imagens antigas e reflexões, como Yauch era a mente criativa da banda, como suas ideias e incursões musicais influenciavam diretamente os discos e como também era ele o responsável por grande parte do visual inconfundível dos clipes.

A homenagem fica ainda mais clara quando chega o momento de contar sobre o último show realizado pelos Beastie Boys no festival Bonnaroo, em 2009. A emoção ali é realmente sobre a falta que o terceiro amigo faz na vida de Ad-Rock e Mike D. Yauch era mesmo especial e essa amizade sempre foi o que manteve a banda unida, mesmo com todos os elementos que podem fazer um grupo se separar – ou amigos que se conhecem tão jovens.

Para os fãs, duas horas de papo entre Ad-Rock, Mike D e um telão com certeza ainda será pouco. Mas para representar uma banda tão singular, “Beastie Boys Story” é trivial demais.

nota do crítico

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro