Festivais de cinema de Cannes e Veneza negam proposta de "edição online" com pandemia • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Festivais de cinema de Cannes e Veneza negam proposta de “edição online” com pandemia

Diretores artísticos de ambos os eventos respondem decisões recentes do SXSW e do festival de Toronto dizendo que alternativa digital "não cabe à proposta"

por Pedro Strazza

A pandemia do coronavírus afetou de maneira definitiva toda a indústria do cinema, e cada segmento do mercado tem uma crise para chamar de sua. Mas enquanto o circuito exibidor se encontra fechado até segunda ordem e os estúdios de Hollywood refazem seus calendários para os próximos dois anos, a rede global de festivais se encontra numa difícil encruzilhada: como manter a programação quando o evento físico se encontra inviável?

Alguns organizações do circuito já estão contornando a questão com edições online de suas mostras, liderados de maneira clara pelo SXSW que, perante a queda geral do evento, decidiu não apenas continuar com sua premiação mas também fez uma parceria com a Amazon para disponibilizar o máximo possível de produções ao público estadunidense. Esta proposta não parece ser o suficiente para outros pontos importantes do meio, porém, incluindo aí os tradicionais festivais de cinema de Cannes e de Veneza.

No caso da clássica mostra do litoral francês, a justificativa aparentemente está numa questão de formato. Em entrevista à Variety, o diretor do festival Thierry Fremaux declara que para Cannes, em especial “sua alma, sua história, sua eficiência, é um modelo que não funcionaria”. “O que é um festival digital? Uma competição digital? Nós deveríamos começar nos perguntando se os donos dos direitos concordam com este plano.” ele continua; “Filmes de Wes Anderson e Paul Verhoeven em um computador? Descobrir ‘Top Gun 2’ ou ‘Soul’ em algum lugar fora de um cinema? Estes filmes foram adiados para serem mostrados na tela grande; por que nós deveríamos mostrá-los antes em um aparelho digital?”.

A organização de Veneza tem um posicionamento bastante parecido com o de Fremaux. Também procurada pela Variety, o evento respondeu por meio de um porta-voz que o festival “não tem como ser substituído por um evento online”, adicionando que apesar do “uso da tecnologia para algumas iniciativas” ainda seria “muito cedo” para decidir pela opção. A declaração corrobora a fala dada por seu diretor artístico Alberto Barbera, que no último fim de semana disse que nem estaria cogitando opções do tipo para a mostra deste ano.

Os comentários chegam não apenas em resposta à parceria entre o SXSW e a Amazon, mas também em relação às recentes declarações dadas pela organização do Festival de Toronto. Na última semana, a diretora executiva Joana Vicente e o diretor artístico Cameron Bailey comentaram numa live que o evento estava cogitando para a edição deste ano ser “o festival dos festivais”, além de admitir a possibilidade do uso de canais digitais para fornecer a um maior público as produções que até antes da pandemia cogitavam se inscrever para as principais mostras do meio.

À italiana ANSA, Barbera fez questão de mostrar o grau de separação entre as duas organizações, chegando a comentar que “Toronto é um tipo muito diferente de festival, não comparável a Cannes ou Veneza”. Do lado francês, Fremaux foi um pouco mais “democrático” na entrevista para a Variety, dizendo que “Se todos os festivais forem cancelados, nós vamos pensar em formas de mostrar os filmes de forma a evitar a perda inteira de um ano”. O diretor de Cannes também afirma, porém, que acha que “uma alternativa precária e improvisada” para os dois eventos não seria a solução.

“Diretores de ‘filmes’ são guiados pela ideia de mostrar seus filmes numa telona e compartilhá-los com outros em eventos como festivais, não que seus trabalhos terminem sendo vistos em um iPhone” comenta Fremaux.

A briga no fundo gira em torno de pirataria, claro, mas também envolve no caso de Cannes o circuito exibidor francês, que faz parte do conselho da organização por trás do evento. Além de vender a ideia de uma plataforma prestigiada de divulgação, o festival também tem um acordo de décadas com as salas de cinema do país para manter intacta a janela de exclusividade entre a estreia nas telonas e o debute em canais home video. São eles que estão por trás das relações desgastadas entre Cannes e a Netflix, vale lembrar – uma que preveniu no passado o debute de projetos históricos como “O Outro Lado do Vento” no festival.

O tempo continua a passar, enquanto isso, e os dois eventos tem datas (e pressões) a cumprir. Se Cannes lida com a situação de não saber se a data do fim de junho e começo de julho será suficiente para marcar o fim da pandemia e a realização da edição deste ano, Veneza já tem na mão a pressão de ver a bienal da cidade ter sido adiada para agosto por conta do coronavírus – além da questão dura de realizar uma mostra luxuosa em um dos países mais afetados pela doença.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro