Sem "pobres e feios": novamente, TikTok é acusado de censurar conteúdos para atrair mais usuários • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Sem “pobres e feios”: novamente, TikTok é acusado de censurar conteúdos para atrair mais usuários

Reportagem do Intercept mostra que a política de moderação do app escondeu conteúdos descritos como "favelas, miséria e barriga de cerveja"

por Soraia Alves

De acordo com uma reportagem exclusiva do Intercept, o TikTok instruía seus moderadores a esconder vídeos nos quais aparecem pessoas deficientes e “feias”, assim como conteúdos em lugares considerados pobres. Os documentos também mostram que a censura se estendia para discursos políticos feitos em transmissões ao vivo.

Além dos documentos analisados, o Intercept conversou com diferentes fontes que trabalharam no TikTok, e que confirmaram as restrições impostas pela plataforma. Na descrição dos conteúdos a serem moderados estão coisas como “favelas, miséria, barriga de cerveja, muitas rugas, forma corporal anormal, aparência facial feia e sorrisos tortos”, além de “vídeos que difamam funcionários públicos” ou ameaçam a “segurança nacional”.

O TikTok, teve um crescimento gigantesco no último ano, ultrapassando o Instagram em número de downloads e chegando ao posto de terceiro app mais baixado do mundo em 2019, atrás apenas de WhatsApp e Messenger. A plataforma consiste na publicação de vídeos curtos e se tornou sucesso especialmente entre os jovens.

Essa, porém, não é a primeira vez que o aplicativo é acusado de limitar o alcance de publicações de pessoas fora do padrão que a plataforma considerada ideal. Em dezembro de 2019, o app que pertence à empresa chinesa ByteDance admitiu ter censurado conteúdos feitos por membros da comunidade LGBTQ+, pessoas gordas ou com algum tipo de deficiência.

Ainda de acordo com um porta-voz da empresa na ocasião, a escolha por diminuir o alcance desses conteúdos se deu porque essas pessoas seriam “propícias” a sofrer ataques de cyberbullying e assédio, e que a medida já não estava mais sendo aplicada.

De fato, a reportagem do Intercep aponta que tais diretrizes antiéticas e preconceituosas de moderação foram utilizadas até meados do segundo semestre de 2019. Porém, além de apresentar novas denúncias, como a moderação de lugares considerados pobres, os documentos apontam que o real motivo para esse controle é outro – apresentar conteúdos considerados atraentes para conquistar novos usuários e aumentar o crescimento do app: “… se a aparência do personagem ou do ambiente não é boa, o vídeo será muito menos atrativo, não merecendo ser recomendado a novos usuários”, diz o documento.

Documento apresentado pelo The Intercept

Um segundo documento apresentado pelo Intercept mostra, ainda, as regras de censura do TikTok em relação às transmissões ao vivo, e cujas proibições estão focadas nos discursos políticos classificados como “perigosos ou difamatórios” voltados “contra funcionários públicos, políticos ou líderes religiosos” ou contra familiares desses líderes. No caso dessas regras, a empresa não respondeu se elas ainda estão em vigou ou não.

A denúncia do Intercept vem pouco antes do TikTok inaugurar a sua nova “central de transparência”, anunciada na semana passada e que vai oferecer acesso a especialistas de fora da empresa sobre suas práticas de moderação de conteúdo. Esperada para maio, essa central surge como resposta a tais acusações de censura e preconceito á plataforma, além da investigação do governo dos Estados Unidos pela qual passa o TikTok, que argumenta que o app precisa seguir as leis locais quanto à moderação.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro