3 Corações vs. Blur
E nesse domingo estreou mais um caso para discutirmos a polêmica questão do excesso de referência. O que é referência e o que é cópia? Uma das características fundamentais da publicidade é se apropriar da cultura, de outras artes, mas até que ponto isso pode ser feito sem parecer uma sacanagem com o material original?
Publicitário não tem que ficar colocando legenda em suas peças para dizer quais são suas referências. Mas quando a obra original parece só ter ganho um logo e o nome de uma empresa no final, isso incomoda muita gente, como vimos nos casos Halls vs. Human Tetris e Terra vs. Beck.
A campanha para o café 3 Corações, que vi ontem na TV, imediamente me trouxe a cabeça o famoso clipe do Blur, para “Coffee & TV”.
Assista abaixo os dois filmes da campanha, em seguida o clipe do Blur, e tire suas conclusões nos comentários.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.