Algoritmo do Google é capaz de ensinar robô a andar em poucas horas
Projeto de pesquisadores da companhia torna robôs capazes de andar de maneira independente
Inteligências artificiais e algoritmos se tornaram uma ferramenta importante para avanços tecnológicos. Dessa vez, um time de pesquisadores do Google desenvolveu um algoritmo que, dentro de uma janela de poucas horas, é capaz de ensinar um robô a se locomover de forma independente.
Segundo o TheNextWeb, o sistema projetado utiliza um método de aprendizado profundo reforçado, uma forma de a inteligência artificial ensinar por meio de processos e tentativa e erro e recompensa por ações. A técnica, geralmente utilizada apenas em ambientes virtuais, vem sido testada também em mecanismos físicos para aprimorar o estudo e aperfeiçoamento de robôs.
O trabalho foi registrado e publicado no YouTube, como você pode ver abaixo:
Em algumas horas, o robô, que antes só rastejava, foi capaz de se locomover utilizando suas pernas de diferentes maneiras e em diferentes superfícies – desde pisos lisos, que facilitam a locomoção, até pisos irregulares, que requerem um calculo mais preciso de movimentação para que não haja tropeços.
O objetivo do projeto é reduzir a necessidade de participação humana no processo de treinamento de robôs. Para chegar ao objetivo, os pesquisadores fizeram o robô performar diversas manobras simultâneas e restringiram seus movimentos dentro de um limite pré-definido. Como resultado, o robô conseguiu identificar perfeitamente os movimentos necessários para se movimentar e se locomover sem perder o equilíbrio.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.