Justin Bieber é acusado de roubar sample de artista independente, mas a história não é bem assim
Apesar da acusação, Bieber não roubou nada uma vez que a melodia é uma amostra isenta de royalties do produtor britânico Laxcity
Justin Bieber lançou recentemente seu último álbum, “Changes”, e levou menos de 24 horas para o cantor ser acusado de roubar o sample de outro artista e usar em uma de suas músicas. O artista independente Asher Monroe apontou que um dos samples usado em sua faixa “Synergy” é o mesmo que Bieber usou na canção “Running Over”.
Apesar da acusação, porém, Bieber não roubou nada uma vez que a melodia é uma amostra isenta de royalties do produtor Laxcity, que pode ser adquirida no mercado de sons on-line Splice.com. O músico fez questão de esclarecer a confusão através de um post em seu perfil no Twitter, mostrando inclusive como criou o sample. Ele também deixou claro que a amostra foi lançada no Splice para qualquer um usar.
Look at this clown https://t.co/P6J2UTLc0x
— laxcity (@laxcitymusic) February 15, 2020
O Splice é um mercado on-line onde os criadores de música podem comprar amostras para usar sem royalties em suas próprias músicas, aliviando os riscos de licenciamento e direitos autorais. A empresa trabalha com produtores de renome para criar pacotes de amostras para a plataforma, incluindo Andres e Mauricio, a dupla por trás do sucesso “Despacito”.
A amostra usada tanto por Bieber quanto por Monroe pode ser encontrada em um pacote que o músico britânico Laxcity criou para o site. Portanto, embora ambas as músicas realmente usem o mesmo sample, ninguém roubou ninguém.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.