A desmistificação da propaganda • B9

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A desmistificação da propaganda

por Carlos Merigo

Acho incrível essa gente que insiste em discutir a ética na publicidade, e o pior, grande parte desta gente está dentro da própria publicidade. Estou tocando neste assunto tão polêmico, porque dias atrás numa lista de discussão alguém criticou a nova campanha da Coca-Cola, falando inclusive em boicote as empresas americanas, chegando a dizer que a publicidade denigre a sociedade e blábláblá…

Detesto aquela balela dirigida ao grande público de que: “a propaganda é feita para ajudar você a viver melhor”. Como disse Roberto Menna Barreto já na década de 1980, isso é uma conversa fiada que poucos homens de criação, realmente competentes reconhecem como verdadeira.

A propaganda só ajuda os “donos” da propaganda a viverem melhor (anunciantes, agências e veículos), nínguem mais. E o que há de absurdo nisso?

Nós vivemos num determinado sistema econômico, político e cultural, que é o de economia de mercado. Se ele é bom ou mau, cabe a cada um julgar. Agora, o que todos concordarão sem dificuldades, é que todas as atividades e profissões dentro desse sistema estão condicionadas por ele. A engenharia, a medicina, o jornalismo, a religião e tantas outras…

Somente a propaganda comercial não está condicionada pelo sistema. Ela é o sistema! E o é abertamente, confessamente, como matéria paga.

Sendo mais claro, a publicidade está abertamente dizendo a todos, que veio apenas para ganhar dinheiro, dar lucros, sem maiores pretensões humanitárias. A função da propaganda é vender, fazer circular mercadorias. Que escândalo há nisso?

As pessoas precisam colocar de uma vez por todas na cabeça, que a propaganda não esta aí pensando em ajudar você. Se a Coca-Cola gastou milhões em um único anúncio de televisão ou revista, é preciso ter convicção de que aquilo – abertamente, caracterizadamente – não foi feito com a intenção de matar a sede de nínguem. Tudo foi criado única e exclusivamente para fazer você abrir a tampinha da garrafa, e assim, gerar dividendos para a empresa.

Portanto, não adianta viver na lenda de que a Coca-Cola Company, ou qualquer outra grande multinacional, veio para o Brasil antes de tudo para ajudar a nos transformar em potência e, em segundo lugar, para proporcionar a todo brasileiro o melhor acompanhamento possível para seus pratos típicos, como um Big Mac ou uma Pizza Hut.

Chega de insistir no caráter “benemérito” da propaganda.

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