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Make room in your fridge

por Carlos Merigo

Criada há quatro séculos, a Stella Artois é uma das cervejas mais cultuadas do mundo, assim como a irlandesa Guinness e a alemã Erdinger, isso pra ficar só em dois exemplos.

O curioso é que a comunicação dessas três cervejas partem praticamente do mesmo príncipio: a valorização e o culto pela marca.

No caso da Stella Artois, a transformação do produto em objeto de desejo é ainda mais incisiva. A cerveja vira um prazer incomensurável, um líquido sagrado que você não vende, não da pra nínguem e faz o impossível para conseguir só um golinho.

É só dar uma olhada nos últimos comerciais da marca para perceber como eles trabalham de maneira primorosa com esse conceito. No site da Stella Artois estão disponíveis vários filmes para visualização.

A campanha que trago aqui hoje fala exatamente desse culto pela cerveja e do quão ela é importante. São três anúncios impressos criados pela Lowe do Reino Unido que dizem: “Nova Stella Artois em barril. Abra espaço na sua geladeira.”

É de um humor irônico e uma sutileza impressionantes. O sujeito da campanha preferiu jogar fora alimentos extremamente caros que estavam em sua geladeira, para que nela pudesse entrar o barril de Stella Artois.

É pretensioso? Claro, e é pra ser mesmo. A valorização da marca chega a tanto, que nem sequer o logo da cerveja aparece no anúncio.

Aqui no Brasil pode nos parecer um absurdo, mas na Europa por exemplo, a Stela Artois pode se dar ao luxo de publicar um anúncio sem logo, ser pretensiosa e ainda assim falar com seu público de forma direta e simpática.

Porque o resumo da ópera é: Quem bebe Stella Artois se orgulha disso e acha o máximo que sua cerveja seja pretensiosamente um objeto de desejo.

As peças foram premiadas com Leão de Bronze no Festival de Cannes 2004.

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