Make room in your fridge
Criada há quatro séculos, a Stella Artois é uma das cervejas mais cultuadas do mundo, assim como a irlandesa Guinness e a alemã Erdinger, isso pra ficar só em dois exemplos.
O curioso é que a comunicação dessas três cervejas partem praticamente do mesmo príncipio: a valorização e o culto pela marca.
No caso da Stella Artois, a transformação do produto em objeto de desejo é ainda mais incisiva. A cerveja vira um prazer incomensurável, um líquido sagrado que você não vende, não da pra nínguem e faz o impossível para conseguir só um golinho.
É só dar uma olhada nos últimos comerciais da marca para perceber como eles trabalham de maneira primorosa com esse conceito. No site da Stella Artois estão disponíveis vários filmes para visualização.
A campanha que trago aqui hoje fala exatamente desse culto pela cerveja e do quão ela é importante. São três anúncios impressos criados pela Lowe do Reino Unido que dizem: “Nova Stella Artois em barril. Abra espaço na sua geladeira.”
É de um humor irônico e uma sutileza impressionantes. O sujeito da campanha preferiu jogar fora alimentos extremamente caros que estavam em sua geladeira, para que nela pudesse entrar o barril de Stella Artois.
É pretensioso? Claro, e é pra ser mesmo. A valorização da marca chega a tanto, que nem sequer o logo da cerveja aparece no anúncio.
Aqui no Brasil pode nos parecer um absurdo, mas na Europa por exemplo, a Stela Artois pode se dar ao luxo de publicar um anúncio sem logo, ser pretensiosa e ainda assim falar com seu público de forma direta e simpática.
Porque o resumo da ópera é: Quem bebe Stella Artois se orgulha disso e acha o máximo que sua cerveja seja pretensiosamente um objeto de desejo.
As peças foram premiadas com Leão de Bronze no Festival de Cannes 2004.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.