O Caso VivOi
A Oi, operadora de telefonia móvel da Telemar que cobre 16 Estados, divulgou um comunicado irônico que acusa a Vivo de plagiar sua campanha de lançamento. Segundo a Oi, a concorrente escolheu a mesma agência inglesa Wolff Ollins que criou a marca Oi para criar a marca Vivo.
“Exceto os dois ‘vs’ da marca Vivo, o resto é tudo igual a Oi”, diz o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, assinando o comunicado. Ele anexa duas imagens, uma da Oi e outra da Vivo, em que duas modelos usam as mesmas expressões faciais.
Nizan Guanaes, presidente da Africa, agência responsável pela campanha de lançamento da Vivo, considera absurda a acusação da Oi.
De acordo com Guanaes, o presidente da Oi baseia sua denúncia em um fato aleatório. “Pegou uma foto de rua que de fato é parecida e agora quer ficar jogando com esta história de plágio”, afirma.
Guanaes enviou à redação do jornal Meio & Mensagem uma fita de vídeo com vários comerciais que integram as campanhas de lançamento da Vivo e da Oi. Assistindo aos filmes, percebe-se que não existem semelhanças entre as duas campanhas.
Para o presidente da Africa, há diferenças tanto no conceito quanto na concepção visual. Sobre o fato de a Vivo ter usado a mesma empresa que a Oi para criar sua marca, Nizan também diz que o argumento não procede: “Quantos jingles de cerveja já foram feitos pela MCR e nem por isso são parecidos?”
Fonte: Meio & Mensagem
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.