Feitiço contra o feiticeiro: TikTok testa novo design de perfil que é similar ao do Instagram • B9

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Feitiço contra o feiticeiro: TikTok testa novo design de perfil que é similar ao do Instagram

Experimento da plataforma tem a mesma organização visual da concorrente, incluindo a localização da imagem do usuário no canto superior esquerdo

por Pedro Strazza

O Instagram há tempos é acusado (e ridicularizado) de buscar ideias de novidades para sua plataforma na concorrência, em especial o Snapchat cujo modo de operação se tornou a base para o Stories. Com o TikTok esse procedimento não foi diferente: enquanto o app da chinesa ByteDance subia de forma meteórica no mercado, a rede social de fotos do Facebook não hesitou em “incorporar” seu estilo numa nova ferramenta intitulada Cenas, que testa no momento por aqui e traz os mesmíssimos recursos de edição do TikTok.

Mas não é só o Insta que sabe recorrer a essa tática, pelo visto, pois agora é o próprio TikTok que está contra-atacando na mesma moeda. A plataforma foi flagrada pela repórter do New York Times Taylor Lorenz conduzindo testes de um novo design de perfil do usuário, um cujo visual é muito parecido com o que a concorrência utiliza atualmente – incluindo o nome e a foto do perfil da conta localizados à esquerda superior e a minibio logo abaixo.

https://twitter.com/TaylorLorenz/status/1224393504278880258?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1224393504278880258&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.theverge.com%2F2020%2F2%2F3%2F21121322%2Ftiktok-bytedance-instagram-profile-redesign

Procurada pelo The Verge, a companhia não apenas confirmou os testes como justificou-os declarando que está “sempre a procura de formas de melhor a experiência do usuário” e que o experimento busca “dar ao público novas formas de personalizar e tornar mais engajante seus perfis”.

Além de divertida, a similaridade do experimento com o concorrente é mais um sinal da alta temperatura que se registra na disputa entre o Facebook e a ByteDance. Uma briga, claro, gerada pela explosão de popularidade do TikTok, que bateu a marca do 1,5 bilhão de downloads e se tornou o terceiro app mais baixado de 2019 fora dos jogos, números que logicamente o tornam no maior oponente do ecossistema de plataformas do Facebook no momento.

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