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Budweiser adota tom politizado e patriota em campanha para o Super Bowl 2020

Dirigido por Kathryn Bigelow, comercial desafia os estereótipos sobre os americanos para lembrar aos espectadores que o espírito da nação vive nas superações de pessoas comuns

por Soraia Alves

A Budweiser divulgou o seu comercial especial para o Super Bowl 2020 que, surpreendentemente, adota um tom politizado e patriota bem diferente dos dois últimos anos.

Produzido pela agência David Miami, o vídeo de “Typical American”desafia os estereótipos sobre os americanos para lembrar aos espectadores que o espírito da nação vive nas ações extraordinárias e superações de pessoas comuns.

O filme é dirigido pela cineasta vencedora do Oscar Kathryn Bigelow, e funciona como um compilado de imagens que apresenta desde passeatas até atos de gentileza e empatia que se tornaram virais. As imagens são colocadas em paralelo a alguns dos rótulos e estereótipos comuns aos americanos, como “somos exibicionistas”, “somos competitivos”, entre outros.

Apesar de ter adotado temas bem mais amenos (leia-se fofos e engraçados) nas duas últimas edições do Super Bowl (2018 e 2019), essa não é a primeira vez que a Budweiser levanta discussões políticas em uma campanha feita para o evento. Em 2017, a marca ressaltou a importância dos imigrantes para a formação dos Estados Unidos ao exaltar a história do próprio fundador da cerveja em sua jornada da Alemanha até “a América”.

É interessante observar também que essa retomada de temas patriotas e políticos pela cerveja acontece justamente num ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos. De acordo com Monica Rustgi, vice-presidente de marketing da Budweiser, a marca deseja iniciar uma conversa sobre o espírito americano: “2020 é um ano em que temos as Olimpíadas pela frente e também as eleições e, por isso, queríamos revigorar a todos para que se unissem e realizassem seu potencial como americanos”, comentou Monica.

O comercial ainda apresenta o novo logo da cerveja, que é uma versão atualizada da embalagem da década de 1970. A intenção da Bud com a mudança é tornar a marca mais atraente para os consumidores jovens que adotam a moda retrô e vintage.

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