Plágio Retroativo
Sabe quando você tem uma idéia, acha super genial e depois de um tempo descobre que alguem já pensou nisso antes? Pois é, acabou de acontecer comigo.
No ano passado, fiz um trabalho na faculdade onde tinha que produzir um cartaz sobre ecologia, mais especificamente defesa do meio-ambiente. Lá fui eu com minhas parcas idéias e, me baseando em uma belíssima capa (que foi premiada tempos depois, diga-se de passagem) da revista IstoÉ, criei o cartaz.
A capa da revista falava sobre violência, e mostrava um lençol todo ensangüentado esticado no chão, no formato do mapa do Brasil, remetendo a um país morto. No meu anúncio sobre meio-ambiente, coloquei árvores caídas no meio do asfalto, cobertas por lençois ensangüentados, e de quebra, ainda desenhei um carro do IML vindo retirar as “mortas”.
Tentei mostrar que o meio-ambiente sofre com a violência do homem, e no título escrevi: “Crimes como esse não aparecem nos jornais…”.
Pois bem, navegando pelo site da Giovanni,FCB, descubro este anúncio feito (novamente) para o Greenpeace:
O site não menciona a data do anúncio, mas muito provavelmente foi feito antes da minha “brilhante” idéia. Ou seja, eu plagiei a Giovanni, um plágio retroativo. :)
É claro que o anúncio não é exatamente igual, mas que as idéias são bem parecidas, isso não posso negar…
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.