BAFTA vai revisar processo de votação após edição de 2020 contar apenas com atores brancos nas categorias de atuação
Reação do público à lista da premiação britânica é semelhante à que desencadeou o #OscarSoWhite há poucos anos
O BAFTA, conhecido muitas vezes como o “Oscar britânico”, divulgou há poucos dias sua lista de indicados de sua edição 2020. Uma característica entre os candidatos chamou atenção, porém: não há nenhum negro, latino ou asiático nas categorias de atuação.
A reação da internet obviamente não foi positiva, e o caso ganhou ainda mais destaque pelo fato de também só haver diretores homens entre os indicados da categoria. Agora, o BAFTA anunciou que está planejando uma reformulação em seu processo interno de eleição dos candidatos ao prêmio.
Marc Samuelson, presidente do comitê de cinema do BAFTA, admitiu publicamente que a ausência de variedade racial nas categorias citadas incomoda a Academia Britânica das Artes Televisivas e Cinematográficas. A ideia é ter um novo cenário já na próxima edição, que acontecerá daqui a um ano, em 2021.
A fase inicial de votação do BAFTA para decidir os candidatos é feita entre os membros da academia britânica. O prêmio conta também com a participação de júris selecionados em algumas categorias. Ao todo, 6500 membros do BAFTA votam nas quatro categorias de atuação.
Para o prêmio de 2020, o BAFTA indicou, por exemplo, Jessie Buckley (“As Loucuras de Rose”), Scarlett Johansson (“História de um Casamento”), Saoirse Ronan (“Adoráveis Mulheres”), “Charlize Theron (“O Escândalo”) e Renée Zellweger (“Judy: Muito Além do Arco-Íris”). Uma das maiores reclamações é a ausência de Lupita Nyong’o, que foi muito elogiada ao longo do ano por seu trabalho em “Nós”, de Jordan Peele. Outros atores ignorados e que se destacaram são Jennifer Lopez e Eddie Murphy (“Meu Nome é Dolemite”).
Polêmicas do tipo não são novas na indústria. Há poucos anos, a hashtag #OscarSoWhite se tornou a marca de uma das premiações da Academia americana, em uma temporada na qual praticamente todos os trabalhos de atores e diretores negros, latinos ou de outras etnias foram ignorados pelo Oscar.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.