Facebook revela os assuntos que foram tendência entre os brasileiros durante o ano • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Facebook revela os assuntos que foram tendência entre os brasileiros durante o ano

Dois temas foram destaque: atividades ligadas ao “faça você mesmo” e assuntos sobre os Anos 80

por Soraia Alves

O Facebook lança a terceira edição do relatório de tendências que reúne os assuntos que ganharam a atenção no Facebook entre 2018 e 2019, separados por 14 países, incluindo o Brasil. Essa é a primeira vez que o país integra o relatório.

Os tópicos apresentam os principais interesses e conversas-chave que revelam o comportamento, expectativas e atitudes das pessoas. As conversas abrangeram temas de diversas áreas como Arte e Design, Beleza e Moda, Entretenimento, Comida e Bebida, Mente e Corpo e Viagem e Lazer.

No Brasil, dois temas foram destaque: atividades ligadas ao “faça você mesmo” e assuntos sobre os Anos 80.

Faça você mesmo!

Para o Facebook, a cultura do “faça você mesmo” está se popularizando no Brasil. O relatório revela que as conversas sobre o assunto com uma participação de 51% de mulheres e 49% de homens. Os jovens de 18 a 34 anos foram responsáveis por 29% das conversas ligadas à cultura do “faça você mesmo”, já os adultos de 35 a 54 anos lideraram 60% dessas conversas.

O termo “protótipo” associado a cultura maker foi usado por 33% das mulheres e 67% dos homens.

De volta aos Anos 80

A década de 1980 também é uma tendência no Brasil, principalmente entre os jovens nascidos no final dos anos 90. Para a empresa, isso se deve graças à Internet, que tem celebrado a estética da cultura Pop dos anos 80 através de vídeos, imagens e música.

Embora sejam as plataformas digitais que estão colocando as pessoas em contato com a década, uma parte do encanto dos anos 80 é sua relativa simplicidade. As pessoas estão adotando a tecnologia vintage, recorrendo aos videogames de 8 bits e optando por tocar música em LPs e fitas cassete em vez de plataformas de streaming, além de abusarem do neon e lamés nos looks e testeiras feitas de veludo e camurça.

Dentro do cenário dos anos 80, a pesquisa mostra que assunto como “8 bits”, um dos primórdios do videogame, voltaram a ser procurados. Os temas de conversa referente ao console, por exemplo, foram lideradas por 87% dos homens e 61% dos jovens entre 18 e 34 anos.

O relatório pode servir como base para profissionais de marketing e comunicação entenderem quais são as principais discussões e interesses do momento. O documento completo pode ser conferido na íntegra aqui

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro