Burger King e McDonald's são campeãs de reclamações na Black Friday 2019 • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Burger King e McDonald’s são campeãs de reclamações na Black Friday 2019

Principais redes de fast-food do mercado foram responsáveis por mais de mil das 8830 queixas registradas este ano, um total que é 57,6% maior em relação à Black Friday de 2018

por Pedro Strazza

Depois de anunciar o registro de quase cinco mil reclamações na metade do período da Black Friday, o site Reclame Aqui anunciou nesta segunda-feira (2) que o Burger King e o McDonald’s foram de longe as empresas detentoras do maior número de reclamações na edição 2019 da época de compras a supostos preços baixos. É a primeira vez que redes de fast food ficam no topo do ranking de queixas da plataforma – e esta estreia acontece justo com as duas maiores competidoras do mercado no país.

A razão, claro, passa pela verdadeira guerra de preços que as duas marcas travaram durante o período nas redes sociais, prometendo preços baixíssimos para combos extensos de seus sanduíches mais consagrados. Enquanto o Burger King fez uma promoção especial que permitia aos clientes pagarem R$ 5,00 reais por três lanches distintos, o Mc realizou a “Méqui Friday” com promoções que incluíam a oferta de dois sanduíches clássicos por R$ 4,90 e de dez cheeseburgers por R$ 20,00.

https://twitter.com/BurgerKingBR/status/1200164920593199109?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1200164920593199109&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.meioemensagem.com.br%2Fhome%2Fmarketing%2F2019%2F12%2F02%2Fbk-e-mcdonalds-lideram-reclamacoes-na-black-friday-2019.html

O que fez com que ambas as companhias liderassem o período da Black Friday em número de reclamações não foi as promoções em si, mas o link com o aplicativo do Mercado Pago, item exigido pelas duas redes para ter acesso à promoção junto do pagamento com QR Code. Devido à imensa procura, a plataforma apresentou falhas até o fim da sexta-feira, forçando inclusive o Burger King a mudar as regras e permitir que os consumidores tivessem acesso à promoção independente da forma de pagamento escolhida. O problema foi tamanho que o Procon chegou a notificar as duas redes e pode multá-las sobre os problemas com as promoções após a conclusão do processo.

Graças a isso, o Burger King vem em primeiro na lista do Reclame Aqui com nada menos que 545 queixas, seguido pelo McDonald’s com 491 reclamações registradas entre a quarta-feira do dia 27 de novembro e a meia-noite do sábado, dia 30 de novembro. Completam o top 5 a Méliuz (321), a loja online das Lojas Americanas (313) e o próprio Mercado Pago (249).

[ATUALIZAÇÃO: 17h] O McDonald’s pronunciou-se oficialmente sobre o caso. “Preparamos a Méqui Friday usando o nosso app e também algumas ofertas em parceria com o Mercado Pago. Essas últimas, devido à instabilidade inesperada do sistema, gerada pela grande demanda, ficaram indisponíveis em alguns restaurantes.” escreve um porta-voz da rede; “Lamentamos o ocorrido com nossos clientes e reforçamos que estamos colocando todos os nossos esforços junto ao parceiro pra mitigar o impacto na experiência do consumidor.” [FIM DA ATUALIZAÇÃO]

[ATUALIZAÇÃO: 10h30, 03/12] Em resposta oficial a notícia sobre o número de reclamações alto na Black Friday, o Mercado Pago declara que as instabilidades em sua plataforma na ocasião se deram por conta “de um problema na integração com os sistemas de PDVs” e que “honrou com as promoções comunicadas para a Black Friday até o fim do dia”.

“As transações com as redes parceiras seguiram funcionando normalmente no final de semana, e os clientes puderam usufruir das promoções anunciadas com vigência até sábado, além de todas as ofertas com desconto disponíveis no aplicativo do Mercado Pago.” escreve um porta-voz da empresa; “O compromisso do Mercado Pago de honrar as ofertas em conjunto com os parceiros reforça nosso empenho em oferecer a melhor experiência de compra para os consumidores.”. [FIM DA ATUALIZAÇÃO]

Confira a lista dos 10 primeiros abaixo:

Ainda de acordo com o Reclame Aqui, o número de queixas registradas este ano foi 57,6% maior em relação ao ano passado, com a plataforma recebendo um total de 8830 reclamações sobre os serviços e descontos realizados por diversas empresas. Entre os motivos mais recorrentes, a plataforma destaca descontos muito abaixo do esperado, problemas técnico para concluir a compra e filas de espera virtuais.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro