Facebook lança ferramenta que permite exportar fotografias da plataforma para o Google Fotos
Previsto para estar disponível em todo globo ainda no primeiro semestre de 2020, integração é fruto de projeto das duas empresas para desenvolver um código-fonte comum
O Facebook está lançando nesta segunda-feira (2) uma nova função de sua plataforma que permite ao usuário conectar seu perfil na rede social com o Google Fotos e, assim, transferir com facilidade todas as suas fotografias para o serviço de arquivamento do Google. Disponível inicialmente apenas na Irlanda, onde a sede da companhia fora dos EUA se localiza, a empresa afirma que o serviço estará disponível para todo o globo ainda no primeiro semestre de 2020 e depois de passar por alguns ajustes finais para corrigir eventuais bugs.
De acordo com a rede social, a ferramenta teve seu código desenvolvido a partir do Data Transfer Project, uma iniciativa lançada no ano passado por cinco dos grandes conglomerados de tecnologia – incluindo além do Facebook a Apple, o Google, a Microsoft e o Twitter – e que busca aumentar o número de conexões entre os principais serviços e plataformas online a partir de um código-fonte comum.
Esta parceria é justo o que leva a empresa de Mark Zuckerberg a declarar que o link com o Google Fotos é o primeiro de vários serviços de armazenamento de registros visuais que ela planeja implementar nos próximos meses – ainda que nomes não tenham sido divulgados.
O novo recurso obviamente vem para ajudar os usuários a criar fontes de backup para suas fotos postadas na rede social, mas o TechCrunch questiona se a função não aumentaria o acesso do Facebook a novos dados do usuário para aumentar as capacidades de seu sistema de anúncios direcionados. Mas como bem fica claro no anúncio, a capacidade de transferir arquivos para outra companhia oferece quase riscos nulos da plataforma conseguir informações adicionais sobre seus usuários que eles já não tenham.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.