Novas regras do YouTube permitem encerrar contas que não são “comercialmente viáveis”
Atualização dos termos de serviço da plataforma trazem nova regra ainda sem especificações importantes
O YouTube atualizou os seus termos de serviço, que entram em vigor a partir do próximo dia 10/12, e uma nova regra chamou a atenção, especialmente dos criadores de conteúdo.
Na seção “Suspensão e Encerramento de Contas” há o tópico “Encerramentos pelo YouTube para Alterações de Serviço”, que explica em quais ocasiões a plataforma pode encerrar uma conta. No tópico foi adicionado o seguinte termo:
“O YouTube pode encerrar o seu acesso ou o acesso da sua conta do Google a todo ou parte do Serviço se o YouTube acreditar, a seu exclusivo critério, que a prestação do Serviço para você não é mais comercialmente viável”.
Isso significa que se o YouTube considerar que a sua conta não traz lucro para a plataforma, a empresa poderá excluir sua conta. Conforme escrito, os termos dão ao YouTube o poder de excluir as conta de criadores de conteúdo que, por exemplo, não geram receita publicitária suficiente.
Na semana passada, o YouTube começou a enviar um email para seus usuários, notificando-os sobre os novos termos de serviço do site. Na mensagem, a plataforma resume a atualização como uma maneira de tornar seus termos mais claros e fáceis de entender. No entanto, essa nova regra não foi mencionada no texto.
Outro ponto que ao ficou claro na atualização é em relação às contas dos espectadores do YouTube, ou seja, das pessoas que não geram conteúdo, só consomem. Em teoria, os termos são gerais, ou seja, cobrem qualquer pessoa que tenha uma conta a plataforma, não apenas os criadores de conteúdo.
Vale ressaltar também que os termos especificam que a empresa pode encerrar a conta do Google de um usuário, o que na prática significa perder Gmail, Google Fotos e muito mais.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.