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Decoração brega tira sarro do gosto duvidoso dos donos em comercial de Natal da IKEA no Reino Unido

Rap conduzido por objetos como um gato chinês da sorte e de porcelana é base da campanha de fim de ano da marca para combater a "vergonha" de consumidores sobre as próprias casas

por Pedro Strazza

Julgar as escolhas estéticas dos outros é algo que quase todo mundo faz nos dias de hoje (ainda mais com as redes sociais), mas talvez ninguém esperasse que uma marca fosse fazer disso a base para sua campanha de Natal em qualquer região do mundo. Pois é exatamente isso que a IKEA fez no Reino Unido e na Irlanda com “Silence the Critics”, comercial que é o pontapé da rede para a temporada de festas de fim de ano e é basicamente uma sessão de roasting estrelada pelos próprios objetos escolhidos pelos “estetas criminosos”.

Criado pela Mother London e dirigido por Tom Kuntz, a peça de um minuto e meio é basicamente um grande rap conduzido por diversas peças bregas de decoração escolhidas por uma família, que na época de Natal se vê confrontada por seu péssimo julgamento sobre decoração. Com letras escritas e interpretadas pelo MC D Double E, a faixa é pura tiração de sarro e é cantada por algumas das mais populares escolhas duvidosas deste departamento, incluindo gatos da sorte, porcelanas chinesas e até um dinossauro de brinquedo – tudo para chegar no fim à moral “silencie os críticos” que é um grande “melhore” a partir do catálogo da IKEA. Confira acima o vídeo na íntegra.

De acordo com a diretora de marketing da companhia na região Sarah Green, o comercial foi inspirado diretamente no que eles chamam de “fenômeno” do “home shame”, no qual o público é encorajado a superar as próprias vozes negativas que as prendem de revigorar seus lares com convidados.

“Ele nasceu deste sentimento comum, um que acontece nas festas de fim de ano e que nos leva a esta sensação iminente de pavor quando chega a hora de servir como host, com muitos de nós se sentindo envergonhados sobre nossas próprias casas durante a época de Natal” comenta a executiva; “Nós acreditamos que todo lar pode e deveria ser digno de uma reunião e que, com um pouco de imaginação e alguns itens e ideias inteligentes, não há razão para não sentir orgulho sobre convidar o próximo para vir em casa.”.

Além de “Silence the Critics”, a IKEA também deve lançar ações out of home, na mídia e nas redes sociais em cima de outras três peças que assim como o comercial principal trabalham soluções para resolver o problema do home shame, além de promover uma série de eventos em suas unidades onde os clientes poderão aprontar suas casas para as festas de Natal em poucos passos – algo que eles chamam de “Christmas Treetorials”, tipo uns hacks de decoração inteligente.

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