Conheça a Hellvetica, a fonte que é o terror dos amantes da Helvetica • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Conheça a Hellvetica, a fonte que é o terror dos amantes da Helvetica

O que erros mínimos ao espaçamento podem fazer ao tipo de letra mais querido do mercado

por Pedro Strazza
Preço: Grátis
Produto: Hellvetica

Não é lá muito difícil de encontrar no mercado hoje designers que tenham uma paixão secreta pela Helvetica, a fonte sem serifa criada por Max Miedinger cujo maior atrativo é a capacidade um tanto sobrenatural de manter a escrita perfeitamente equilibrada em termos visuais. Ela é o estilo de letra mais popular não por acaso, com todos os tipos de público se deliciando com as formas redondinhas e igualmente espaçadas que permitem a leitura fácil e orgânica desde sua criação em 1957.

Mas… é claro que tinha de ter alguém disposto a arruinar o nirvana. Diretores criativos associados na agência R/GA, a dupla Zack Roif e Matthew Woodward lançou recentemente na internet a Hellvetica, um tipo novo de fonte que aproveita todo o estilo da Helvetica com uma pequena diferença: o espaçamento equilibrado, que dá lugar ao total caos e desordem. O lema da fonte, aliás, é exatamente o caos: “Mande seus designs direto para o inferno”.

Em entrevista ao Fast Company, a dupla responsável por esta assombração dos sete infernos do design diz que a inspiração para a criação veio justamente da piada. “Jogar de cabeça pra baixo aquela que é considerada a mais icônica fonte do ‘design de bom gosto’ de todos os tempos é o que há de mais maléfico no mundo do design” declara Roif. Ainda segundo Woodward, o truque para criar o efeito desgostoso da Hellvetica veio de “ajustes mínimos” na posição da escrita, cujo desbalanço leve vai tornando a leitura cada vez mais insuportável aos designers. “Seu cérebro quer corrigir automaticamente o erro, e é por isso que nós a amamos tanto. Eu não diria que foi difícil, mas definitivamente valeu a pena o desgosto.” diz o criativo.

Você pode baixar gratuitamente e sair disseminando a Hellvetica por aí aqui.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro